Proposta de atividade para Repasse Formação dos Voluntários

Objetivo: Realizar o repasse de formação dos voluntários de um jeito divertido.

Atividade: Amarelinha do Prêmio Voluntariado – 10 passos para ser um vencedor!

Tempo de atividade: 15 minutos.

1 – Desenhe a amarelinha no chão conforme o desenho ao lado e encontre algum objeto para ser a pedra do jogo (como jogaremos em grupo, só precisaremos de uma pedrinha).

2 – Defina um voluntário para ficar com as cartas do jogo. Ele será o facilitador da atividade. Decida também a ordem de participação das pessoas.

3 – O jogo começa com todos próximos da casa Início. O facilitador da atividade lê as regras do jogo e em seguida lê a Carta Início do Jogo.

4 – Em seguida, o primeiro a jogar fica em pé, na frente da Casa 1 e dentro da casa Início. Ele começa jogando a pedrinha na Casa 1 (se a pedrinha cair fora da casa, ele passa a vez para o próximo).

Ao acertar a pedrinha, o jogador começa a pular. A casa onde está a pedra não pode ser pisada, é preciso pular por cima dela. E então ele vai pulando num pé só - ou, no caso de ter 2 casas lado a lado, com um pé em cada casa - e percorrendo as casas até a casa Vencedores.

Lembre-se: o jogador só pode colocar os dois pés no chão quando há uma casa ao lado da outra. Também não é permitido pisar nas linhas da amarelinha.

Quando o jogador chegar na casa Vencedores, pode colocar os dois pés no chão. Em seguida, volta pulando por todo o trajeto, até a casa anterior àquela em que a pedra está. Chegando lá, ele tem que pegar de volta a pedra, sem perder o equilíbrio, e voltar à casa Início.

Chegando ao Início, o jogador recebe do facilitador a Carta Casa 1 e lê para o grupo.

5 – Após terminar a leitura da Carta Casa 1, o jogador entrega a pedra para o próximo jogador.

6 – Cada jogador fará o trajeto jogando a pedra na casa seguinte àquela do jogador anterior (Casa 2, Casa 3, Casa 4 etc.) e, ao retornar à casa Início, vai ler para o grupo a carta correspondente à sua casa.

Se seu grupo tiver poucos jogadores, as pessoas poderão brincar mais de uma vez, até que as cartas de todas as casas do jogo sejam lidas.

7 – Depois da leitura final da Carta Vencedores, o facilitador convidará cada jogador para pular a amarelinha novamente (agora sem jogar a pedra) até chegar à casa Vencedores. Quando todos estiverem nela juntos, vocês podem fazer uma dancinha para celebrar a conquista! hehehe

8 - Com todos os voluntários na Casa Vencedores o facilitador perguntará:

As sugestões poderão ser anotadas em uma cartolina, que poderá ser guardada para ajudar vocês no momento do Planejamento Anual.

Guarde as cartinhas para ir celebrando depois cada etapa alcançada com sua equipe durante o ano!

Baixe o material completo da atividade aqui: Atividade_Repasse_FormacaoVoluntariado2019_final.pdf