A importancia da sustentabilidade para o mundo!!!

11/08/2012 21:30
Arquivo não editável
Autor: Renata
Página relacionada a: CDT


Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.


Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.

• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.


O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

ecologicamente correto
economicamente viável
socialmente justo
culturalmente diverso

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Últimas notícias

Gerentes realizam visita à instituição parceira

4ad7aca1 fde9 4274 967d 667fddd4129a

No dia 26 de junho, um grupo de 12 gerentes das unidades da C&A localizadas em Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Sete Lagoas (MG), Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte realizaram uma visita ao Centro Cristão Evangélico Educacional. A visita integrou a programação do encontro mensal de gerentes do grupo CE1 de lojas da C&A.

Descomplicando as regras do Prêmio Voluntariado

A5e64efc b896 46f6 ad5b 2ac778f36bcc

Você conhece as categorias da premiação? Sabe quem deve atuar coletivamente e individualmente? Entende como funciona o processo de escolha dos vencedores? Clique e tire todas as suas dúvidas!

Com vocês, a 9ª Turma do Programa Gesc-Instituto C&A | Vitrine

59b9514e fd41 4204 8c72 0651b6e5bc49

O Programa Gesc-Instituto C&A é um curso de formação de lideranças de ONGs montado para que as organizações sociais ampliem sua competência em gestão. Conheça os voluntários e instituições que participam da ação!

Publicando ações com sucesso

F943e687 247d 46cd 871c 3caf0bbd6a82

O seu grupo tem feito boas ações voluntárias? E os registros no portal, estão refletindo a qualidade das iniciativas? Este guia vai conduzir você por todos os passos necessários para produzir um registro de sucesso. Boca no trombone e mãos no teclado!