A importancia da sustentabilidade para o mundo!!!

11/08/2012 21:30
Arquivo não editável
Autor: Renata
Página relacionada a: CDT


Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.


Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.

• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.


O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

ecologicamente correto
economicamente viável
socialmente justo
culturalmente diverso

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Comentários
0

Você precisa estar logado para interagir!
Login ou Cadastre-se

Últimas notícias

7e7ab55b 6197 4c4b a71a dc903ec01354

Conheça os finalistas e escolha um dos vencedores!

Os finalistas do Prêmio Voluntariado 2014 já foram escolhidos pelos Comitês Regionais. E a votação popular para a escolha de um dos vencedores da premiação já está no ar!

ler mais...

5f08ac92 df84 4a0b 96a9 9e15702b4c16

Guia do Voluntário 2015 traz brincadeiras e músicas da infância

Nos próximos dias, os quase cinco mil voluntários do Instituto C&A receberão o Guia do Voluntário 2015, uma agenda temática que dá o tom das atividades do voluntariado ao longo do ano. Pelo terceiro ano consecutivo, o tema da agenda é a defesa do direito de brincar. Nesta nova edição, o assunto é tratado pelo viés da música, com o subtema “Pensamentos e reflexões sobre a música na infância”.

ler mais...

31b497f3 52b8 42b0 a8e5 48a78f8031bd

Conheça a C&A Foundation | Vitrine

A partir de 2015, o Instituto C&A ampliará seu trabalho para além das áreas da educação de crianças e adolescentes, participação social e ajuda humanitária, passando a representar no Brasil também as ações globais da C&A Foundation.

ler mais...

A1f47fa9 8e1e 4b09 b314 bf0f47b811c2

Prepare as páginas da sua equipe para a visita dos jurados!

O seu grupo é um dos finalistas do Prêmio Voluntariado 2014? Então, em breve, os jurados visitarão a página da sua equipe e as ações a ela relacionadas. Para ajudá-lo a mostrar tudo da melhor forma, elaboramos um roteiro com dicas imperdíveis. Mas corra: você tem só até o dia 23 de fevereiro para deixar tudo pronto!

ler mais...