A importancia da sustentabilidade para o mundo!!!

11/08/2012 21:30
Arquivo não editável
Autor: Renata
Página relacionada a: CDT


Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.


Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.

• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.


O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

ecologicamente correto
economicamente viável
socialmente justo
culturalmente diverso

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Comentários
0

Você precisa estar logado para interagir!
Login ou Cadastre-se

Últimas notícias

4809e9a5 490e 4da9 9555 850697fa78f0

Encontro de Formação de Voluntários 2015

Dicas para usar o Portal no celular, organizar um bazar de sucesso e técnicas de mediação de leitura para turbinar as ações na comunidade estiveram em pauta neste dia dedicado à formação. Fiquei por dentro do que rolou e prepare-se para o repasse que será feito na sua unidade até o dia 30 de abril!

ler mais...

Acd11a08 1267 4967 8065 787676f85ec2

Prorrogadas as inscrições para o processo seletivo da terceira edição do Social Good Brasil Lab

A iniciativa é do Programa Social Good Brasil e consiste numa formação que busca incentivar a realização de projetos que utilizam a tecnologia para enfrentar os problemas sociais do país. A proposta do laboratório é auxiliar pessoas que têm urgência e vontade de enfrentar desafios sociais reais a implementar suas ideias e gerar resultados para a sociedade.

ler mais...

03401b97 0273 4627 a013 2db5c7cd4f43

Semana do Instituto C&A - Minissérie 2015

Na semana do dia 6 a 12 de abril realizaremos a Semana do Instituto C&A e mais uma vez trouxemos a Minissérie Semana do Instituto!

Considerando o quanto é importante que a SEMANA DO INSTITUTO C&A seja dinâmica e agradável e, para auxiliá-los, a Minissérie esta repleta de dicas e atividades, uma para cada dia da semana.

ler mais...

Cd6dd907 52e4 49ec 8a49 7946c9944a21

Encontro Nacional de Voluntários reafirma o compromisso com a educação

Cerca de 700 pessoas, entre voluntários, lideranças da C&A e convidados, participaram do Encontro Nacional de Voluntários 2015, realizado no dia 18 de março, em Atibaia (SP). O evento foi marcado pelo compromisso com a causa da educação de crianças e adolescentes e também por muita alegria e descontração.

ler mais...