Profeta Gentileza - Gentileza Gera Gentileza - a história do profeta

16/07/2012 17:43
Arquivo não editável
Autor: Carlos
Página relacionada a: Diário Social | Revista Digital

O Profeta Gentileza ou José Agradecido" foi figura marcante no Rio de Janeiro e em algumas cidades do Brasil por onde passou.


Leia que vale a pena
Um pequeno resumo da vida de Gentileza.
O nome de “Profeta Gentileza” foi ganho porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigado”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”.
Ele era um empresário de transportes quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes”mandando largar o capitalismo e todo apego material.
O futuro profeta então pega um dos seus caminhões e parte rumo a Niterói e durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores.


Durante anos Gentileza passa a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. Avenida do cemitério até a Rodoviária fica com seus dizeres marcantes pintados em preto, verde, amarelo num fundo branco. As mensagens são pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas mais humildes que chagam de ônibus da baixada e de Niterói.
Muitos estranham a forma singular de sua escrita e não entendem até hoje, mas ele escrevia muitas palavras de forma diferente. Amor com um R era amor material Amorrr com três R era um R do Pai, um R do filho e um R do Espírito Santo.


Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro.
Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir todo o trabalho de Gentileza com tinta cinza.
Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza.
Pessoas então de destaque se levantam contra a violência das autoridades de apagar o trabalho e a “Arte de Gentileza”.
- O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada.
- Sua vida vira filme,livro e tese em faculdades.
- Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza.
- A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta.
- Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.
Fonte:http://www.flickr.com/photos/claudiolara/721588238/

Passe essa idéia…

Comentários
10

Você precisa estar logado para interagir!
Login ou Cadastre-se

Últimas notícias

8a7b7fb0 2e21 4149 a995 c9f1f2f9402b

Semana Mundial do Brincar 2015 | Vitrine

Conecte-se com sua criança interior e com as crianças que estão a sua volta e se jogue no clima da Semana Mundial do Brincar.

ler mais...

E3e371cd 321b 4121 bea8 0d8b329e31d8

Brinque com a gente na Semana Mundial do Brincar!

A Semana Mundial do Brincar é uma mobilização para lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. Como o programa Voluntariado tem como objetivo somar esforços com a instituição social parceira na missão de educar crianças de 0 a 6 anos, não poderíamos deixar de incentivar que esta semana também ganhe o reforço do nosso time de voluntários.

ler mais...

854f6320 563e 4746 8fe2 1f6eceef9eb9

Voluntários do Instituto C&A engajam-se na Semana Mundial do Brincar

O programa Voluntariado do Instituto C&A mobiliza seus voluntários em todo o Brasil para que participem, entre os dias 24 e 30 de maio, da Semana Mundial do Brincar. A sugestão é que os voluntários compareçam às atividades da programação oficial do evento ou que organizem ações em conjunto com as instituições de educação infantil em que atuam durante todo o ano.

ler mais...

D80d06bb de56 4603 ac40 68c4391ae21e

Professores em formação | Vitrine

Como parte da premiação prometida às escolas que venceram em 2014 o concurso Escola de Leitores, o Instituto C&A levou à Colômbia, em abril, um grupo de professores do ensino fundamental e da educação infantil para conhecer a experiência da implantação de um sistema de bibliotecas públicas, comunitárias e escolares considerado exemplar na América Latina.

ler mais...