Programa Voluntariado do Instituto C&A

26/04/2010 10:10

Sobre o programa

O programa Voluntariado busca promover e qualificar a ação voluntária de associados da C&A nas comunidades em que a empresa atua.

Desde a criação do Instituto C&A, em 1991, uma das nossas premissas é oferecer aos funcionários da C&A a oportunidade de exercer o voluntariado durante o horário de trabalho. A ação comandada pelo programa Voluntariado também visa fomentar entre os funcionários a cultura da participação social e da vida comunitária.

Entendemos o exercício da ação voluntária como um direito à participação social de todos os funcionários da empresa C&A, sendo o Instituto C&A um espaço de aprendizagem e de incentivo à participação cidadã, na relação de seu voluntariado com a comunidade.

O voluntário, por sua vez, é um cidadão que disponibiliza voluntariamente tempo e competências, em uma ação cívica de corresponsabilidade pelo bem comum – no nosso caso, a educação de crianças e adolescentes. O propósito dos voluntários do Instituto C&A é participar da sociedade como voluntários e contribuir para a educação de crianças e adolescentes.

As ações dos voluntários são orientadas pela Trilha do Programa Voluntariado (ABAIXO). A ferramenta sintetiza a proposta metodológica do programa, enfocando, em grandes linhas, a mobilização interna, a formação de voluntários, o estabelecimento de parcerias e as ações na comunidade.

 

 

Ações

O grupo de voluntários do Instituto C&A soma mais de seis mil pessoas. Elas exercem o voluntariado tanto durante o expediente comercial da C&A quanto em seu tempo livre.

A cultura de voluntariado do grupo foi construída em mais de duas décadas de atuação, por meio de ações em várias frentes: em campanhas emergenciais, em projetos pelo direito de brincar, em práticas de mediação da leitura e na implementação de ações educativas diversas. Tudo isso junto forma o que o programa Voluntariado é hoje.

O principal espaço de atuação dos voluntários são as instituições de educação infantil – creches e pré-escolas ligadas ao poder público ou de origem comunitária, que atendem crianças com até 6 anos de idade. Cerca de 130 organizações de educação infantil são nossas parceiras a partir do programa Voluntariado.

Nessas instituições, os voluntários desenvolvem atividades de suporte aos professores e educadores, especialmente brincadeiras e mediação da leitura, com destaque para a garantia do direito de brincar.

Com a certeza de que toda criança deve ter o direito de brincar assegurado e de que o fortalecimento das organizações sociais permite que essas mesmas instituições ofereçam melhor atendimento ao seu público-alvo, os voluntários também se preocupam com o desenvolvimento das creches e escolas em que atuam. Nesse caso, o foco das discussões é o fortalecimento da organização parceira em campos como identidade, mobilização de recursos e gestão.

Os voluntários do Instituto C&A participam, ainda, do projeto Bazar. Nessa modalidade de atuação, o voluntário aproveita as competências profissionais que acumula em sua vivência na C&A para auxiliar as instituições de educação infantil a realizar bazares beneficentes. Os bazares comercializam peças de roupa e acessórios doados pela C&A. Os recursos arrecadados destinam-se à compra de livros e brinquedos, à formação de professores e ao cuidado com a infraestrutura.

 Dentro da C&A, os voluntários realizam ações de formação e mobilização para o voluntariado, organizando o seu trabalho por meio de comitês. Sua rede de relacionamentos é alimentada pelo Portal dos Voluntários, dedicado a conectar o voluntariado.

 

 

CONTATOS:
Voluntários Instituto C&A 
Telefones: (11) 2134-6436
                 4+0+010+6436