Desafio Trimestral Festa da Gratidão

14/02/2019 00:35

 

 Nos meses de fevereiro, março e abril o programa Voluntariado Instituto   C&A convida todos para participarem do Desafio Festa da Gratidão.

 Serão três meses para trabalharmos o ODS16 – Paz, Justiça e Instituições   Eficazes levando a temática da paz por meio do exercício de agradecer.

 E essa festa vai ficar ainda mais bonita, por ser a forma que escolhemos para   celebrar o Dia da Terra em abril.
 

 

Baixe aqui o material completo do Desafio

 

PEÇA AJUDA A SEU ASSESSOR OU SUA ASSESSORA!

Se você e seu grupo de voluntários estão com dúvidas sobre como realizar alguma ação entre em contato com o(a) assessor(a) de vocês.
 

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL - ODS16

A cada mês os voluntários desenvolverão uma ação inspirada em uma das três etapas do Ciclo do programa Voluntariado: 1 - Mobilização Interna: Eu e a Galera; 2 - Parcerias: Construir Caminhos; e, 3 - Ação na Comunidade: Bora Fazer.

Acesse o arquivo do modelo do Planejamento Trimestral – ODS 16 aqui

 

PASSO A PASSO (ANTES DO ENCONTRO):

1 – Leia todos os passos da Atividade 1 e, junto com os outros voluntários de sua loja ou CD, defina a data e horário para a realização do Café com Letras para mobilização interna.
2 – Para essa atividade separe um pote de vidro reutilizável para fazer o pote da gratidão de vocês, papéis e canetinhas.
3 – Divulgue o Café com Letras falando do novo desafio e que o encontro vai ser uma festa! Peça para que as pessoas colaborem com comidinhas ou bebidas para a festa ficar ainda mais interessante.
4 – No dia combinado prepare o espaço, os materiais e reúna os voluntários e associados convidados no local e horário do Café com Letras.
 

PASSO A PASSO (DO ENCONTRO):

1 – Receba os voluntários e associados explicando sobre o Desafio Festa da Gratidão. Leia o texto abaixo:

Você é uma pessoa que tem o hábito de agradecer? 
Às vezes as difculdades do dia a dia, fazem com que olhemos muito para as coisas que faltam ou para o que é mais pesado, mas já foi cientificamente comprovado que o ato e o sentimento da gratidão podem trazer benefícios para a vida, como bem-estar físico e mental, empatia, melhora da autoestima, redução da agressividade e violência e até o alcance de novas oportunidades.
Gratidão é um sentimento, uma atitude nobre de reconhecimento, de avaliação de algo que te trouxe benefícios e é positivo porque foca a atenção nas coisas boas que a vida lhe deu.
Hoje queremos fazer um convite para fazermos esse exercício simples, para trazer paz e bem-estar.
Essa atividade está relacionada com o ODS16, já que para promover sociedades pacífcas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, precisamos também buscar a paz interior e o entendimento entre as pessoas.

 

 

2 – Atividade individual - Convide cada pessoa a pegar um dos papéis e escrever pelo que é grata em sua vida na data do encontro.
3 – As pessoas são convidadas a compartilhar pelo que são gratas para o grupo, mas não é obrigatório que todos falem o que escreveram.
4 - Incentive as pessoas a baixar o aplicativo gratuito Gratidão. Esse app vai ajudar a lembrar de agradecer as coisas do seu dia a dia de um jeito fácil.

 

 

 

 

 

5 – Atividade em grupo – Que tal agora em grupo agradecermos pelo que fizemos como voluntários em 2018? Para isso vocês irão criar juntos um pote da gratidão. (Veja o passo a passo).

6 - Depois de criar o pote da gratidão, cada pessoa pode pegar dois post-its de agradecimento: No primeiro, pode escrever pelo o que é grato de ter feito ou vivido em 2018 como voluntário. No segundo, pode escrever um agradecimento para outro membro do seu grupo que tenha sido muito importante para realizar suas ações voluntárias em 2018.
7 – Depois de preencher os papéis, a ideia é que todos os coloquem no pote da gratidão e que, ao fnal, todos leiam juntos os agradecimentos. Esse pote pode continuar com o grupo de voluntários de vocês durante as ações de 2019 para que continuem colocando nele os agradecimentos das ações voluntárias.
8 - Como agradecer deixa a gente feliz, o encontro pode finalizar com uma festa! Vocês podem compartilhar os comes e bebes, aproveitar para conversar sobre que sensações a atividade trouxe pra vocês e ainda pensar em como levar a Festa da Gratidão para a instituição parceira no mês de abril para celebrar o Dia da Terra. (Veja dicas nas atividades 2 e 3 do desafio).
9 - Registre todas as etapas da sua ação e compartilhe no Portal dos Voluntários com a hashtag #festadagratidao.

 

No mês de fevereiro iniciamos o Desafio Festa da Gratidão criando um pote da gratidão. No mês de março é hora de Construir Caminhos, conversando com os demais voluntários, com seu gerente e também com a equipe da instituição parceira para planejar como farão a Festa da Gratidão. Como a festa acontecerá em abril, pensamos que será uma ótima oportunidade de juntar a Festa da Gratidão com uma celebração do Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril.

O Dia Internacional da Mãe Terra é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
Nessa data podemos celebrar agradecendo tudo o que o planeta Terra nos dá para vivermos bem, como água potável, solo fértil, diversidade de frutas, legumes, árvores e animais, pensar em como podemos alcançar um desenvolvimento mais sustentável para estar em harmonia e paz com o planeta e os seres que o habitam.

Dica: 

Saiba mais sobre o Dia da Terra e como você pode se engajar em campanhas que estão rolando pelo mundo.
 

PASSO A PASSO:

1 – Utilize um Café com Letras para defnir o que sua loja/CD ou grupo de lojas querem fazer para a Festa da Gratidão na instituição parceira.
2 – Definindo a data: Sugerimos que a data seja defnida junto com seu gerente e a instituição parceira. Não esqueça de defnir também quem será o voluntário (ou grupo de voluntários) que fcará responsável por ligar para a equipe da instituição parceira para contar o que estão planejando e verifcar se a ação é aprovada por eles e qual a melhor data para fazer.
3 – Definindo o público: Com a data defnida, agora vocês podem pensar quais atividades irão acontecer na festa e quem será responsável para que cada uma delas aconteça no dia. Veja aqui 3 sugestões de atividades para a Festa:

( ) Criar um pote da gratidão com as crianças e uma festa para celebrar as conquistas das ações de educação para sustentabilidade que fizemos em 2018.
( ) Fazer uma ação para agradecer à Mãe Terra pelas coisas boas que ela nos dá (pode ser um plantio de mudas, cuidar de um jardim etc.).
( ) Fazer uma ação para diminuir os impactos negativos que o ser humano causa no ambiente (limpar uma praça ou uma praia, conscientizar as pessoas sobre reciclagem e descarte correto).

 

4 – Não esqueça de também pensar em alguém para ir monitorando se tudo está indo conforme o planejado e outra pessoa para registrar tudo o que acontece no dia para postar no portal.
5 – Utilize a folha de Planejamento Trimestral para fazer o detalhamento da ação. Veja no Guia do Voluntário as dicas de como utilizar esse material.

No mês de fevereiro iniciamos o Desafio Festa da Gratidão, exercitando diferentes formas de agradecer o que acontece em nossa vida. No mês de março planejamos tudo o que é importante para levar essa experiência da gratidão até a instituição parceira em uma linda celebração do Dia da Terra. Agora, em abril, chega a hora do Bora Fazer! Hora de fazer a Festa da Gratidão na instituição parceira e celebrar a paz
e o amor por todos os seres que coabitam o planeta Terra!
Para que tudo corra conforme o esperado, sugerimos que você utilize o Checklist da Ação Voluntária.
Essa é uma boa forma de acompanhar o antes, durante e depois da ação.

PASSO A PASSO COMPLEMENTAR:

1 – Combine com os voluntários o horário de chegada na instituição parceira. É importante todos chegarem cedo para organizar tudo e conseguir resolver eventuais imprevistos. Se a ação estiver prevista para ser ao ar livre, lembre-se de checar a previsão do tempo e ter um “plano B” caso chova ou faça muito calor ou frio.
2 – Antes da ação começar, relembre o papel de cada um: quem falará sobre gratidão, o ODS16 e/ou sobre o Dia da Terra? Quem fará a criação do pote da gratidão ou uma ação de cuidado da natureza como gratidão ao Dia da Terra? Quem vai puxar a música para esquentar a galera? Quem fará as fotos? Quem vai organizar os comes e bebes? Quem ajudará as crianças durante as atividades?
3 – Quando tudo estiver organizado, faça uma pequena reunião com a equipe para celebrar rapidamente a conquista de mais essa ação.
Que tal uma rodada para agradecer mais essa conquista em equipe?
4 – Tudo pronto? Então é só começar a festa! Realize o planejado com entusiasmo e divirta-se com as crianças e adolescentes!
5 - Depois do evento é importante documentar tudo o que fizeram. Para isso, utilize as Cartas de Reflexão. Não deixe passar muito tempo para registrar seu relato e colocar suas fotos no Portal. Esta também é uma forma de celebrar o que fizeram.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se