Bem-vindo, Gustavo!

13/02/2019 16:30

Nesta semana, damos as boas-vindas ao novo gerente do Programa de Fortalecimento de Comunidades do Instituo C&A. Gustavo Narciso trabalha na C&A desde 2015 como consultor de PMO da área Comercial e agora está assumindo novos desafios no Instituto. Além de ser voluntário, ele é idealizador do Comitê de Diversidade da C&A e fundou até uma startup sobre o tema. Essas e outras curiosidades você confere na entrevista abaixo.

 

 

Seja bem-vindo, Gustavo! Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.

 

Sou engenheiro bioquímico formado na Universidade de São Paulo (USP), em 2011, e gostava muito da área de pesquisas. Tentei seguir nessa área, mas após algumas negativas, decidi fazer um intercâmbio na África do Sul. Quando voltei ao Brasil, participei de alguns processos seletivos de trainee e acabei entrando para uma consultoria que realizava projetos voltados ao setor do varejo.

 

Gostava do trabalho na consultoria, pois me permitia desenvolver um olhar multidisciplinar. Em 2013, acabei atendendo a C&A em um projeto na área Comercial para redefinir e padronizar os processos, funções e ferramentas da área. Em 2015, recebi o convite para ingressar como consultor de projetos PMO e lá participei da implementação de alguns projetos e ferramentas na área, entre eles a Nova Área Comercial, Projeto Transformação e recentemente o Collection Building, ambos ligados à melhoria da rotina de performance.  

 

E a sua experiência com o Instituto C&A?

 

Bem, fui voluntário em 2016, em uma ação da Plan International, instituição que atua na promoção da igualdade de gênero. Escrevi um texto sobre mulheres haitianas que vinham para o Brasil em busca de oportunidades. Peguei um depoimento de uma jovem que sonhava ser médica e falava como o Brasil proporcionava essa possibilidade para ela.

 

Esse foi o meu primeiro contato com o Instituto e que se intensificou quando fundamos o comitê de diversidade da C&A. Logo no início, o pessoal do Instituto ficou interessado na proposta e me procurou para entender como poderíamos trabalhar juntos.

 

O Comitê de diversidade foi um marco para mim, pois eu já atuava com o tema na Incluser, startup liderada por mim e por alguns amigos, e queria trazer essa discussão para dentro da empresa em que trabalhava. Foi quando enviei um e-mail para o nosso CEO Paulo Côrrea e ele endereçou a ideia para a Márcia Costa, VP de Gente & Gestão. Em agosto de 2017, criamos o Comitê de Diversidade, que atua com foco nas discussões e questões de gênero, raça e na população LGBTQ+.

 

Para mim, que sou negro e homossexual, e agora estou assumindo um cargo de liderança, é uma conquista muito importante. Quando olhamos para as pesquisas e vemos que apenas 6,3% dos cargos de gerência são ocupados por pessoas negras que hoje representam 53% da população brasileira, tudo isso se torna muito significativo.

 

Quais são as suas expectativas para este novo desafio?

 

Quero trabalhar para fortalecer o programa do Voluntariado e as comunidades dentro do novo momento vivido pela C&A. A área de Operações está desenvolvendo o projeto Experiência para Ela, focado nas lojas, e o meu desafio é desenvolver o programa do Voluntariado dentro desse novo contexto.

 

Também quero trazer um pouco do olhar de diversidade para dentro do Voluntariado e conectar isso com os desafios da cadeia da moda, ou seja, trazer a lente da diversidade para tudo o que fazemos. 

 

Conte-nos uma curiosidade

 

Além de me envolver nas discussões sobre diversidade, trazendo as questões do movimento negro e do LGBTQ+ para a sociedade, costumo celebrar a vida sempre cercado dos amigos e familiares. Também curto andar de bicicleta.

 

Você gostaria de deixar um recado para os voluntários?

 

Estou à disposição e cheio de energia para os novos desafios! Eles podem contar comigo para conseguir desempenhar suas atividades este ano. Estou aqui para ajudar e fazer florescer ainda mais a sementinha do voluntariado e impactar positivamente a sociedade.

 

E aí, gostou da entrevista? Dê as boas-vindas ao nosso colega!

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se