Parceiros do Instituto C&A: Materioteca

23/11/2018 10:10

Na terceira matéria da série sobre os parceiros do Instituto C&A vamos falar de uma biblioteca online que reúne um dos melhores acervos de materiais de baixo impacto ambiental e alta contribuição social do Brasil. Você já ouviu falar da Materioteca? Ainda Não? Corre aqui para conhecer.

 

 

Já imaginou uma plataforma com uma variedade de produtos e serviços que atendem aos critérios de sustentabilidade? E o melhor, com acesso gratuito? Pois é, essa é a Materioteca, idealizada como um espaço de referência em modelos de produção e consumo conscientes, ela conecta empreendedores e consumidores. Lá você encontra tecidos, telhas ecológicas e até pastilhas feitas de PET reciclado.

 

A plataforma funciona da seguinte maneira: ao ser selecionado para fazer parte da biblioteca de materiais, o produto ou serviço passa por uma avaliação composta por seis direcionadores de impacto socioambiental – ciclo de vida, energia, água, gestão, humano-social e segurança. As informações geradas são disponibilizadas de forma gratuita aos usuários e em uma linguagem simples e descomplicada, criando uma base para a escolha.

 

“Acreditamos na livre disseminação do conhecimento como uma ferramenta essencial para alcançarmos as mudanças que queremos no mundo", explica Manuela Marçal Yamada, sócia da MateriaBrasil, instituição responsável pela Materioteca.

 

Mas o que é bom pode ser melhorado, não é mesmo? Por isso, em fevereiro deste ano, o Instituto C&A decidiu apoiar o projeto. “Estamos reformulando e migrando de uma base de dados para uma verdadeira plataforma, que possibilita a interação entre os usuários, com fóruns, área para comentários na página de cada material e de cada fornecedor, opção para criar álbum de favoritos e o sistema de envio de mensagem direto pela plataforma. Além disso, uma das mudanças mais importantes é criação de métricas dos nossos direcionadores para melhorar a experiência do usuário e aumentar a confiabilidade das informações”, explica Manuela.

 

Por que o Instituto apoia?

 

“É tempo de repensar a moda e caminhar rumo a um novo tipo de indústria, por isso estamos incentivando a transição para a moda circular apoiando e dando escala às soluções”, explica Margarida Lunetta, gerente de Matérias-Primas Sustentáveis do Instituto C&A. Ela está à frente do programa Moda Circular. 

 

E você, está gostando da série sobre os parceiros do Instituto C&A? Confira as outras matérias:

 

Saiba como combatemos o trabalho forçado e o trabalho infantil 

 

Saiba como trabalhamos para melhorar as condições de trabalho na indústria da moda 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se