Desafio Trimestral Um Livro Muda A Gente

30/10/2018 09:46

Baixe o material completo do Desafio aqui.

 

PEÇA AJUDA A SEU ASSESSOR OU SUA ASSESSORA!

Se você e seu grupo de voluntários estão com dúvidas sobre como realizar alguma ação, lembre-se que agora vocês contam com um(a) assessor(a). Entre em contato com o(a) assessor(a) de vocês e crie novas histórias de ação voluntária!

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL - ODS11

A cada mês os voluntários desenvolverão uma ação inspirada em uma das três etapas do Ciclo do programa Voluntariado: 1 - Mobilização Interna: Eu e a Galera; 2 - Parcerias: Construir Caminhos; e, 3 - Ação na Comunidade: Bora Fazer.


Veja exemplos e como as ações estão organizadas no Planejamento Trimestral - ODS11:

Dicas: Querem ganhar mais pontos no Prêmio Voluntariado 2018?
Realizem as atividades 1, 2 e 3 desse Desafio ainda em novembro!

PASSO A PASSO (ANTES DO ENCONTRO):

1 – Leia todos os passos da Atividade 1 e, junto com os outros voluntários de sua loja ou CD, defina a data e horário para a realização do Café com Letras para mobilização interna.
2 – Para essa atividade utilize um dos livros de sustentabilidade indicados para o acervo da Estação de Leitura em 2018. Veja qual dos livros abaixo vocês compraram para o acervo esse ano e escolha qual querem utilizar:


• Uma festa de cores, de Ronaldo Fraga e ilustração de Anna Göbel (Autêntica Editora).
• Contos da natureza, de Dawn Casey (WMF Martins Fontes).
• As Cores dos Pássaros, de Lucia Hiratsuka (Editora Rovelle).
• Água para todo lado, de Rosana Jatobá (Grupo Plano B).
• O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (Brinque Book).
• Lolo Barnabé, de Eva Furnari (Editora Moderna).

3 – Divulgue o Café com Letras falando do novo desafio e qual foi o livro escolhido para essa atividade.
4 – No dia combinado prepare o espaço e reúna os voluntários e associados convidados no local e horário do Café com Letras.
 

PASSO A PASSO (DO ENCONTRO):

1 – Receba os voluntários e associados explicando sobre o Desafio Um Livro Muda a Gente.
2 – Atividade individual - Convide cada pessoa a escrever em um pedaço de papel ou post-it:


“Qual foi o livro que mais marcou sua infância? (Escreva o nome do livro e uma emoção que ele gerou)”

3 – Peça para que cada pessoa compartilhe com o grupo lendo o nome do seu livro e a emoção que escreveu no papel.
4 - Atividade em grupo – Esquenta para a mediação
O livro é um instrumento que ajuda a criança a signifcar o que vive e a usar sua imaginação. Como dizia o poeta Mario Quintana, “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. Ao escolhermos livros de sustentabilidade para mediação queremos estimular que esse tema surja de maneira lúdica e criativa e apoie a construção de valores e de um estilo de vida mais sustentável. Mas, para fazer uma roda de leitura, primeiro temos que ver se a energia de todos está muito conectada. Para isso vamos usar uma música para cantarmos e dançarmos juntos: Música Pipoca.
 

Dica: Se alguém não lembrar de um livro da infância, pode ser livro que leu na adolescência ou mesmo quando adulto.

5 – Agora que todos estão animados e conectados chegou a hora de fazermos juntos a mediação de leitura.

• Convide todos a sentarem em uma roda.

• Apresente o livro escolhido para a leitura, informando título, autor e ilustrador.

• Inicie a leitura, lendo calmamente e mostrando para todos, após ler, as imagens que estão nas páginas lidas (você pode treinar antes a leitura para saber melhor as pausas e diferentes entonações que quer fazer!).

• Como estamos entre adultos, a leitura pode ser compartilhada e você pode convidar outras pessoas da roda para ler partes do livro.

Dica: Saiba mais sobre como fazer uma boa mediação aqui.

6 - Após terminar a leitura, pergunte para as pessoas:

• O que acharam da história?

• Como ela se relaciona com a sustentabilidade?

• Ela traz algum valor que é importante para nós?

• Vocês acham que podemos utilizar esse livro na ação com as crianças?

• Porque é um livro interessante para levar para as instituições parceiras?

• Para qual idade acham que o livro está mais adequado?

7 – Para finalizar o encontro convide todos a pensarem juntos:

Agora, se formos contar essa história para as crianças, como faremos?

• Que lugar utilizaremos para fazer a mediação de leitura?

• Como adequar o livro escolhido para a faixa etária das crianças atendidas?

• Vamos cantar a música Pipoca?

• O que utilizaremos para deixar a história ainda mais marcante? (Contaremos com a ajuda da mascote da loja? Utilizaremos outros objetos para interpretar os personagens?)

• Como vamos envolver as crianças? (Faremos a leitura e depois faremos conversas e desenhos sobre a história? Faremos oficinas sobre o tema do livro?)

• Anotem todas as ideias que surgirem em uma folha de flip chart. Elas serão muito importantes para a realização da Atividade 2 do Desafio Um Livro Muda a Gente.

8 - Registre todas as etapas da sua ação e compartilhe no Portal dos Voluntários com a hashtag #umlivromudaagente.

No mês de novembro iniciamos o Desafio Um Livro Muda a Gente. No mês de dezembro é hora de Construir Caminhos, conversando com os demais voluntários, com seu gerente e também com a equipe da instituição parceira para planejar como farão a mediação de leitura com as crianças.

PASSO A PASSO:

1 – Utilize um Café com Letras para defnir o que sua loja/CD ou grupo de lojas querem fazer para o dia de mediação de leitura na instituição parceira.
2 – Defnindo o espaço: Como cada livro do acervo traz uma abordagem diferente de sustentabilidade, nossa sugestão é contribuir com o ODS11 e com a educação para a sustentabilidade propondo a leitura em espaços públicos, verdes e seguros. Veja algumas ideias que
escolhemos para inspirá-los:
a) Mediação de leitura em um espaço público próximo à instituição parceira (inspiração no ODS11);
b) Organização do cantinho de leitura na instituição parceira e mediação de leitura;
c) Mediação de leitura no cantinho de leitura da organização parceira (ou sala de atividades) e conversa sobre o livro em alguma área externa da instituição (parquinho, roda no pé de uma árvore etc.)
 

Dicas: 

A meta 11.7 do ODS11 é de, até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Que tal fazer uma tenda linda para ajudar a decorar o cantinho de leitura da instituição parceira? Veja o passo a passo aqui.
 

3 – Defnindo o público: Converse com a equipe da instituição parceira para definir o público com quem farão a mediação de leitura. Lembre-se de definir com que faixa etária de crianças e adolescentes irão trabalhar, a quantidade de turmas que farão
e quantos voluntários e crianças cada turma terá. Defina tudo com a equipe pedagógica para terem um número adequado de voluntários para a quantidade de crianças das turmas.
Definir o público também é importante para saber se vocês farão a leitura do livro ou uma adaptação da história (por exemplo, se forem crianças menores), ou se querem pensar em uma dinâmica de leitura compartilhada (quando a ação for realizada com crianças já alfabetizadas).
 

4 – Definindo as atividades e equipe: Agora, já definidos o lugar e público, chegou a hora de relembrar as ideias que vocês tiveram na Atividade 1 para deixar a mediação mais interessante! Observe as anotações que fizeram no flip chart e pense agora o que precisa ser adequado para a realidade de vocês.
5 – Utilize a folha de Planejamento Trimestral para fazer o detalhamento da ação. Veja no Guia do Voluntário as dicas de como utilizar esse material.
 

6 – Nessa fase de planejamento é importante lembrar que vocês poderão antecipar essa atividade, caso queiram encerrar o Desafio ainda no mês de novembro (para fazer parte do Prêmio Voluntariado 2018) ou ainda usar essa atividade como encerramento das atividades de 2018 (em dezembro). Sugerimos que a data seja definida junto com seu gerente e a instituição parceira. Não esqueça de definir também quem será
o voluntário (ou grupo de voluntários) que ficará responsável por ligar para a equipe da instituição parceira para contar o que estão planejando e verificar se a ação é aprovada por eles e qual a melhor data para fazer.

7 – Após combinar a data e o que será feito, divida as tarefas entre os voluntários e/ou lojas, se tiverem trabalhando por praça/equipe, aproveitando sempre os talentos que existem no seu grupo. Defina quem cuidará do checklist, quem vai ser responsável por mediar a leitura, por cantar a música, por fazer a tenda ou preparar o espaço. Nomeie também quem fará todo o registro, fotografando e flmando a mediação. Registre os combinados em um cartaz (ou no verso da própria folha do Planejamento Trimestral de vocês) para que todos saibam a função de cada um e para irem checando se tudo foi preparado até a data do evento.
 

No mês de novembro iniciamos o Desafio Um Livro Muda a Gente, relembrando livros que nos marcaram.
No mês de dezembro planejamos tudo o que é importante para fazer o dia da mediação de leitura acontecer e agora é hora do Bora Fazer! Hora de levar o livro escolhido até a instituição parceira e realizar a mediação de leitura com as crianças!
Para que tudo corra conforme o esperado, sugerimos que você utilize o Checklist da Ação Voluntária.
Essa é uma boa forma de acompanhar o antes, durante e depois da ação.
 

PASSO A PASSO COMPLEMENTAR:
1 – Combine com os voluntários o horário de chegada na instituição parceira. É importante todos chegarem cedo para organizar tudo e conseguir resolver eventuais imprevistos. Se a ação estiver prevista para ser ao ar livre, lembre-se de checar a previsão do tempo e ter um “plano B” caso chova ou faça muito calor ou frio.


2 – Antes da ação começar, relembre o papel de cada um: quem falará sobre o ODS 11 no espaço público ou quem montará a tenda? Quem vai mediar a leitura e quem vai puxar a música para esquentar a galera? Quem fará as fotos? Quem vai manipular a mascote? Quem ajudará as crianças durante as atividades?

3 – Quando tudo estiver organizado, faça uma pequena reunião com a equipe para celebrar rapidamente a conquista de mais essa ação. Que tal uma dancinha rápida com a música que vão utilizar no dia (Pipoca)?

4 – Tudo pronto? Então é só começar a leitura! Realize o planejado com entusiasmo e divirta-se com as crianças e adolescentes!

5 - Depois do evento é importante documentar tudo o que fzeram. Para isso, utilize as Cartas de Reflexão. Não deixe passar muito tempo para registrar seu relato e colocar suas fotos no Portal. Esta também é uma forma de celebrar o que fizeram.
 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se