Desafio Trimestral Criando um Mascote

30/07/2018 11:36

Acesse o regulamento do Prêmio Voluntariado 2018 aqui.

Baixe todo o material do Desafio Criando um Mascote aqui.

PEÇA AJUDA A SEU ASSESSOR OU SUA ASSESSORA!

Se você e seu grupo de voluntários estão com dúvidas sobre como realizar alguma ação, lembre-se que agora cada comitê regional conta com um(a) assessor(a). Entre em contato com o(a) assessor(a) de vocês e entre com tudo nessa grande brincadeira!
 

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL - ODS12

A cada mês os voluntários desenvolverão uma ação inspirada em uma das três etapas do Ciclo do programa Voluntariado: 1 - Mobilização Interna: Eu e a Galera, 2 - Parcerias: Construir Caminhos e 3 - Ação da Comunidade: Bora Fazer. Veja exemplos e como as ações estão organizadas no Planejamento Trimestral - ODS12:
 

Acesse o arquivo do Planejamento Trimestral – ODS 12 aqui.
 

PASSO A PASSO:

1 – Reúna os voluntários de sua loja ou CD e, se possível seu gerente, para juntos criarem um mascote da loja ou CD de vocês. A ideia do mascote é criar um personagem (um fantoche) que ajude a mobilizar mais associados para o programa Voluntariado e crianças e adolescentes da instituição parceira de vocês.
2 – Use a criatividade! Para o seu mascote ser um grande mobilizador, é importante que vocês criem uma personalidade para ele. É preciso pensar em como torná-lo único, já que todas as lojas e CDs terão um mascote. Dessa forma é importante, antes de iniciar a confecção do mascote, pensar junto com seu grupo:
• Qual será o nome do nosso mascote?
• Que características queremos que ele tenha e que podem ajudar a identificar que ele é da nossa loja ou CD? (Tem um gênero? Tem características de uma determinada região? Tem alguma cor específica? O que ele gosta?)
• Que acessórios queremos colocar no mascote que ajudarão a perceber essas características?
• Anote tudo em uma folha ou cartaz para documentar o que vocês decidiram.
3 – Após criar a personalidade do mascote da sua loja ou CD, chega a hora de dar vida a ele. Siga os passos das fotos:


Pronto! Seu mascote está prontinho para mobilizar associados e pessoas da comunidade junto com seu grupo!

4 – Agora que o mascote da sua loja ou CD está criado, que tal levá-lo para animar a celebração do aniversário do Instituto C&A? Vale levá-lo para convidar associados, fazer vídeos, tirar fotos dele na festa com as pessoas e com o bolo da celebração...
5 - Registre todas as etapas da sua ação e compartilhe no Portal dos Voluntários com as hashtags #mascoteVoluntariadoICeA #desafiomascote !
 

No mês de agosto iniciamos o Desafio Criando um Mascote, dando vida ao mascote da loja ou CD e celebrando o aniversário do Instituto C&A. No mês de setembro é hora de Construir Caminhos, conversando com os demais voluntários, com seu gerente e também com a equipe da instituição parceira para planejar o que farão para celebrar o Dia das Crianças em outubro.
 

PASSO A PASSO:

1 – Utilize um Café com Letras para definir o que sua loja/CD ou grupo de lojas querem fazer para celebrar o Dia das Crianças. Nossa sugestão é que a celebração esteja ligada ao nosso Desafio Criando um Mascote e à temática de reutilização de materiais para contribuir com o ODS12 e com a educação para a sustentabilidade. Veja algumas ideias que escolhemos para inspirá-los:

a) Uma peça de teatro apresentando o novo mascote e os temas reutilização e consumo e produção responsáveis (ODS 12);
b) Uma oficina para criar a família do mascote com as crianças;
c) Uma oficina para criar mascotinhos para todas as crianças com reutilização de meias (o mascote pode ser o presente para o Dia das Crianças e ainda será um presente sustentável e feito por elas mesmas).
 

2 – Defina no Café com Letras também quem será o voluntário (ou grupo de voluntários) que ficará responsável por ligar para a equipe
da instituição parceira para contar o que estão planejando e verificar se a ação é aprovada por eles. Vocês poderão utilizar a folha de
Planejamento Trimestral para fazer o detalhamento da ação.

Veja no Guia do Voluntário as dicas de como utilizar esse material.

 

3 – Nessa fase de planejamento é importante lembrar que a celebração do Dia das Crianças não precisa ser necessariamente na semana do dia 12 de outubro. Sugerimos que a data seja definida junto com seu gerente e a instituição parceira e que seja posterior ao calendário comercial do Dia das Crianças.
4 – Após combinar a data e o que será feito, divida as tarefas entre os voluntários e/ou lojas, se tiverem trabalhando por praça/equipe, aproveitando sempre os talentos que existem no seu grupo. Defina quem cuidará do checklist, quem vai ser responsável por conseguir meias e acessórios ou fazer o cenário da peça de teatro, quem pensará na alimentação da festa ou outras atividades que acontecerão no dia e quem fará todo o registro, fotografando e filmando a celebração. Registre os combinados em um cartaz (ou no verso da própria folha do Planejamento Trimestral de vocês) para que todos saibam a função de cada um e para irem checando se tudo foi preparado até a data do evento.

No mês de agosto iniciamos o Desafio Criando Um Mascote, dando vida ao mascote da loja ou CD e celebrando o aniversário do Instituto C&A. No mês de setembro planejamos a Ação do Dia das Crianças e agora é hora do Bora Fazer! Hora de celebrar o Dia das Crianças na instituição parceira fazendo uma grande festa alegre e sustentável!
Para que tudo corra conforme o esperado, sugerimos que você utilize o Checklist da Ação Voluntária. Essa é uma boa forma de acompanhar o antes, durante e depois da ação.

PASSO A PASSO COMPLEMENTAR:

1 – Combine com os voluntários o horário de chegada na instituição parceira. É importante todos chegarem cedo para organizar tudo e conseguir resolver imprevistos.
2 – Antes da ação começar, relembre o papel de cada um: quem falará sobre a importância de reutilizar? Quem fará as fotos? Quem explicará como fazer os mascotes? Quem ajudará as crianças durante as atividades? Quem cuidará dos comes e bebes?
3 – Quando tudo estiver organizado, faça uma pequena reunião com a equipe para celebrar rapidamente a conquista de mais essa ação.
Que tal um grito de guerra ou uma dancinha rápida?
4 – Tudo pronto? Então é só começar a celebração! Realize o planejado com entusiasmo e divirta-se com as crianças e adolescentes!
5 - Depois do evento é importante documentar tudo o que fzeram. Para isso, utilize as Cartas de Reflexão. Não deixe passar muito tempo
para registrar seu relato e suas fotos no Portal. Essa também é uma forma de celebrar o que fizeram.
 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se