Prêmio Voluntariado 2018

11/07/2018 16:06

Descrição:

O programa Voluntariado tem o propósito de promover e qualificar a ação voluntária dos associados da C&A nas comunidades em que a empresa atua. Esta ação é entendida como um direito à participação social de todos os associados da C&A, sendo o Instituto C&A um espaço de incentivo para esta participação.

O programa Voluntariado é composto de ações em diferentes frentes: projetos de educação para crianças de 0 a 12 anos, visando à melhoria das condições e oportunidades educacionais, por meio da diversificação das atividades e melhoria da infraestrutura das instituições parceiras e mobilização de recursos.

O Prêmio é uma ação anual do programa Voluntariado Instituto C&A, que busca reconhecer e compartilhar as práticas mais inspiradoras desenvolvidas pelos voluntários do Instituto C&A durante o ano.

O programa Voluntariado Instituto C&A convida você e sua equipe a realizarem um projeto de voluntariado seguindo o Ciclo do programa Voluntariado.
O tema será o mesmo da edição anterior: Educação para a Sustentabilidade. Clique aqui e confira mais informações sobre o tema)

O que mudou:

O Prêmio Voluntariado 2018 está de look novo e ficou muito mais simples e dinâmico!
Basta cadastrar sua equipe e seguir as três fases do Ciclo do programa Voluntariado:

  1. Mobilização Interna: Eu e a Galera.
  2. Parcerias: Construir Caminhos.
  3. Ação na Comunidade: Bora fazer.

Cada fase do Ciclo conta com atividades específicas a serem realizadas pelos voluntários, e após o cumprimento destas atividades, a equipe receberá um selo pela execução. 

Outra novidade é que todas as lojas que fazem parte de uma equipe devem construir um mascote, e também receberão um selo por isso.

Confira no item 3 deste Regulamento quais são as atividades necessárias para conseguir cada selo. 

Se sua equipe completar as três fases do Ciclo, montar seu mascote e conseguir os quatro selos, já será uma semifinalista do Prêmio.

As equipes semifinalistas passarão por uma análise do Instituto C&A e da Consultoria que apoia o programa Voluntariado nas Lojas e CDs, para checagem das ações realizadas. Dentre estas equipes serão escolhidos os finalistas que serão avaliados por uma banca de jurados especialistas em voluntariado. Para escolha dos vencedores, os especialistas avaliarão os projetos de voluntariado das equipes com base neste regulamento, considerando especialmente os critérios de avaliação apontados no item 3.4. 

Regulamento:

1. Quem pode participar?

Associados da C&A que atuem como voluntários e estejam inscritos na equipe conforme regulamento.

2. Como fazer a inscrição?

2.1 Os voluntários devem formar equipes (que podem ser constituídas por lojas individuais ou por praça) e nomear um líder, que será o responsável por publicar as informações no Portal dos Voluntários Instituto C&A.

2.2.  Cada equipe de voluntários deve criar a sua página da equipe no Portal: é só clicar em Prêmio Voluntariado 2018 (no topo do site), depois na aba “Equipes” e por fim clicar no botão “Cadastrar equipe" e preencher o formulário. O nome da equipe sempre deve começar no seguinte formato: 

2018 – Prêmio Voluntariado – nome da praça/sigla da(s) loja(s)

  • O voluntário que cadastrar a equipe será o líder da página. Se for preciso, a liderança pode ser transferida para outro voluntário no decorrer do ano.
  • Vincular a página da equipe com TODAS as unidades participantes.


2.3.  Cada equipe deve colocar a qual categoria pertence no seu cadastro.
São quatro categorias: 

  • Categoria Lojas Isoladas: composta pelas unidades que estão trabalhando individualmente, seja por opção, seja por estarem isoladas geograficamente. Nesta categoria cada equipe deverá atuar com uma instituição. Não será permitida mais de uma equipe atuando na mesma instituição. Ou seja: 1 instituição = 1 equipe.
  • Categoria Grupo Pequeno de Lojas (até quatro lojas): composta pelos grupos de voluntários que se organizarem em até quatro lojas e que não se encaixam nas demais categorias. Não será permitida mais de uma equipe atuando na mesma instituição. Ou seja: 1 instituição = 1 equipe
  • Categoria Grupo Grande de Lojas (acima de cinco lojas): composta pelos grupos de voluntários que se organizarem acima de cinco lojas e que não se encaixam nas demais categorias. Não será permitida mais de uma equipe atuando na mesma instituição. Ou seja: 1 instituição = 1 equipe.
  • Categoria Grupo Especial: obrigatória para equipes que venceram o Prêmio Voluntariado em 2016 e em 2017 nas categorias Grupo Especial e Grupo Grande de Lojas e que mantiveram pelo menos 50% das unidades vencedoras. 
  • Praças 2016: Praça Fortaleza (FOA, MNU, FOR, FNP, FOP, FOS e FVS), Praça Belém (BEG, BEP, BEI, BEL, BEC e BBO), Praça João Pessoa (JPS, JOA e JPM) e Centros de Distribuição (CDT e CDP). Praças 2017: Praça Campo Grande (CPP, CPR, MIX, CPO e CPW), Praça Curitiba (CBG, CBP, CBM, CBS e CBC), Praça Belém (BEG, BEP, BEI, BEL, BEC e BBO) e CDR. 
  • Atenção: devem estar nesta categoria as equipes que mantiveram a mesma ou até 50% da formação com que foram vencedoras, isto é, as mesmas unidades ou até 50% delas.

2.4. A inscrição é por equipe. Serão aceitas somente inscrições por loja/unidade ou por grupo de unidades/praça. Uma mesma loja/unidade não pode inscrever em mais de uma equipe. 

3. Regras gerais:

3.1. Serão considerados semifinalistas do Prêmio todas as equipes que completarem as três fases do Ciclo e construírem o seu mascote, recebendo os quatro selos de reconhecimento: 1.Mobilização Interna: Eu e a Galera, 2.Parcerias: Construir Caminhos, 3.Ação na Comunidade: Bora Fazer e 4. Mascote da loja.

3.2. Todos as equipes semifinalistas serão analisadas pelo Instituto C&A e pela Consultoria que apoia o programa Voluntariado em Lojas e CDs. Dentre essas equipes serão escolhidos os finalistas que serão avaliados por uma banca de jurados.

3.3 Serão consideradas vencedoras oito equipes, que serão selecionadas por uma banca de jurados especialistas em voluntariado, de acordo com este regulamento.  Serão oito equipes vencedoras, ou seja, duas por categoria (Lojas Isoladas, Grupo Pequeno de Lojas, Grupo Grande de Lojas e Grupo Especial).

3.4. Requisitos para ser semifinalista e receber os selos de cada fase:

Selo 1: Mobilização Interna: Eu e a Galera.

  • Realizar no mínimo três ações de mobilização interna ao longo do ano, sendo uma delas o repasse da formação.

Selo 2: Parcerias: Construir Caminhos.

  • Realizar planejamento anual, validá-lo com gerente e publicá-lo no Portal dos Voluntários Instituto C&A.
  • Renovar cadastro da instituição no Portal. 
  • Colocar na página da equipe no Portal dos Voluntários Instituto C&A, a Carta Compromisso assinada pelo gerente em conjunto com a instituição escolhida. Recomenda-se a realização de uma visita na instituição com a presença de um gerente para realização e validação do planejamento anual e assinatura da Carta Compromisso. 
  • Realizar e postar no Portal pelo menos um planejamento trimestral.

Selo 3: Ação na Comunidade: Bora Fazer.

  • Realizar, no mínimo, três ações na comunidade.
  • Uma das ações, obrigatoriamente, deve ser de educação para a sustentabilidade.

ATENÇÃO: Para que a equipe receba o selo, todas as ações solicitadas devem estar cadastradas no Portal dentro da fase correspondente do Ciclo. (Por exemplo: ações de mobilização interna estarão publicadas no item “Eu e a Galera”; os planejamentos e a carta compromisso estarão no item “Construir Caminhos” e as ações na comunidade estarão cadastradas no item “Bora Fazer”). Após publicar a ação, a equipe deve colocar fotos e principalmente inserir os resultados. Inserindo os resultados, é necessário encerrar a ação, ou seja, coloque a ação como

REALIZADA no Portal dos Voluntários Instituto C&A. Sem a realização de todos estes passos, o reconhecimento não será válido e a equipe não receberá o selo correspondente.
 

Selo 4: Mascote da loja.

  • Construir o mascote da loja, seguindo as orientações do Desafio de Educação para Sustentabilidade, disponível no Portal no mês de agosto. Clique aqui para saber detalhes. 
  • Tirar foto, escolher o nome do mascote e postar na página da loja e da equipe que faz parte no Prêmio Voluntariado,  no Portal dos Voluntários Instituto C&A.

3.5. Critérios de avaliação a serem utilizados pela banca de jurados.

Serão valorizadas as ações voluntárias que:

  • Estejam dentro do tema norteador: Educação para a Sustentabilidade.

Os materiais e os desafios de Educação para Sustentabilidade estão disponíveis no Portal!

  • Deixem um legado para a instituição parceira.

O importante é pensar no longo prazo, como trazer transformações efetivas, quais resultados deixar para a instituição parceira. 

  • Diversidade de ações.

São ações variadas e não uma única atividade! Para as ações de mobilização interna é possível usar a criatividade. As ações na comunidade devem ser realizadas de acordo com as necessidades da instituição. O Guia do Voluntário possui listas com sugestões de ações tanto para Mobilização Interna: Eu e a Galera quanto para Ações na Comunidade: Bora Fazer. 

  • Periodicidade.

O planejamento deve auxiliar a equipe a definir quando as ações serão realizadas. Recomenda-se que tenha uma ação na comunidade a cada três meses. As ações de mobilização interna podem acontecer mensalmente. 

  • Ações atreladas ao planejamento anual.

As equipes devem seguir o planejamento e alinhar as ações com a instituição.  Imprevistos acontecem, mas é possível ajustar o planejamento se necessário.

3.6. Cadastro das ações no Portal

  • Todas as ações realizadas no ano de 2018 devem ser cadastradas no Portal dos Voluntários Instituto C&A. O cadastro retroativo é importante, porque queremos valorizar as ações desenvolvidas durante todo o ano (serão consideradas todas as ações realizadas de: 01/01/2018 a 16/11/2018).
  • Todas as ações desenvolvidas pela equipe devem ser registradas na seção “Ações” do Portal  e estarem vinculadas à página da equipe cadastrada no Prêmio Voluntariado 2018. 
  • Cada ação deve ser registrada dentro da ação específica nas três fases do Ciclo de Voluntariado:
  • São estes registros citados acima que servirão de base para a avaliação das equipes de voluntários. Para serem computadas na avaliação, as ações precisam estar vinculadas à equipe inscrita.
  • Ações desvinculadas à página da equipe não serão levadas em consideração na avaliação.

4. Prazos:

  • Prazo de execução do projeto de voluntariado: 01/01/2018 a 16/11/2018.
  • Divulgação dos semifinalistas: novembro de 2018.
  • Divulgação dos finalistas: dezembro de 2018.
  • Divulgação dos vencedores: Encontro de Voluntários do Instituto C&A 2019.

5. Avaliação:

A avaliação acontecerá em três etapas:

1º - Seleção dos semifinalistas.

  • Para ser uma equipe semifinalista do Prêmio: é necessário completar as três fases do Ciclo, conseguindo os três selos (um de cada etapa): Mobilização Interna: Eu e a Galera, Parcerias: Construir Caminhos e Ação na Comunidade: Bora Fazer e também construir o mascote de cada loja que faz parte da equipe, conseguindo assim o quarto selo que corresponde a ele. 

2º - Seleção dos finalistas.

  • Os semifinalistas serão analisados pelo Instituto C&A e pela Consultoria que apoia o programa Voluntariado em Lojas e CDs. Serão analisadas as ações conforme todas as regras especificadas neste regulamento. Cada regional terá uma equipe finalista por categoria. 

3º - Seleção dos vencedores.

  • As equipes finalistas serão avaliadas por uma banca de jurados especialistas em voluntariado que analisarão as ações das equipes com base nos critérios descritos no item 3.4 deste regulamento.
  • A banca de jurados selecionará oito equipes vencedoras, ou seja, duas por categoria (Lojas Isoladas, Grupo Pequeno de Lojas, Grupo Grande de Lojas e Grupo Especial).
  • A decisão da banca de jurados especialistas será considerada soberana.

6. Premiação:

Serão premiadas oito equipes vencedoras, ou seja, duas por categoria (Lojas Isoladas, Grupo Pequeno de Lojas, Grupo Grande de Lojas e Grupo Especial).

As equipes vencedoras serão valorizadas e reconhecidas pelo Instituto C&A.

IMPORTANTE: Os organizadores do Prêmio Voluntariado 2018 podem entregar menção honrosa a equipes que tenham feito trabalhos e ações extraordinárias destacadas na avaliação. A menção honrosa poderá ser indicada por sugestão dos jurados e/ou da equipe do Instituto C&A que coordena o Prêmio Voluntariado. A decisão em conceder ou não a menção honrosa é totalmente da coordenação do Prêmio Voluntariado 2018.

7. Informações e dúvidas:

Acesse o Guia do Voluntário, para mais informações sobre todo o Ciclo do programa Voluntariado.

Para saber mais sobre os Desafios de Educação para Sustentabilidade, clique aqui.

Outras fontes de inspirações para as ações voluntárias são  os materiais do programa Paralapracá:  Almanaque.

Qualquer dúvida no cadastro ou na realização das ações, converse com o assessor de sua regional.
 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se