2018 / COMPRA DO ACERVO / ESTAÇÃO DE LEITURA

10/07/2018 10:12

Como organizar a ação

  1. Veja todas as orientações sobre a compra de acervo no comunicado do Instituto C&A;
  2. Para que esse momento seja bem aproveitado por todos é necessário planejamento; organize uma lista de compras de onde, quando, como e responsáveis pela compra. Para ajuda-los nessa escolha, organizamos uma lista de sugestões dentro do novo tema do programa Voluntariado – Educação para Sustentabilidade.
  3. Deixe em lugares visíveis papeis e canetas para que os voluntários coloquem suas indicações. Ou faça um mural bem bacana, pedindo a colaboração de todos para construírem conjuntamente uma lista;
  4. Faça um café com letras para elaborar uma “lista de desejos”. Reúna o grupo para uma boa conversa. Veja quais são as obras de interesse dos colegas;
  5. Apresente a lista de sugestões do programa Voluntariado e outras sugestões disponibilizadas nessa matéria (abaixo);
  6. Compartilhe a experiência com outras lojas. Faça o registro no Portal. Coloque fotos e comentários, contando tudo sobre a ação;
  7. Não esqueça que a renovação do acervo deve contemplar as necessidades e desejos de todo o grupo voluntário e que essa atividade não se resume a comprar os livros. Envolva ao máximo os voluntários da sua unidade;
  8. Nesta compra, também deverá ter, obrigatoriamente, pelo menos UM dos livros sugeridos abaixo, que será utilizado no desafio de novembro:

– Uma festa de cores, de Ronaldo Fraga e ilustração de Anna Göbel (Autêntica Editora)

– Contos da natureza, de Dawn Casey (WMF Martins Fontes)

– As Cores dos Pássaros, de Lucia Hiratsuka (Editora Rovelle)

– Água para todo lado, de Rosana Jatobá (Grupo Plano B)

– O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (Brinque Book)

– Lolo Barnabé, de Eva Furnari (Editora Moderna)

 

Sugestões do programa Voluntariado para a compra de acervo

Para ajudá-los na escolha dos livros o programa Voluntariado sugere três listas distintas:

  1. Acervo para a Estação de Leitura - Livros escolhidos para agradar todos os tipos de leitores, busca contemplar diversos estilos literários e autores, das obras clássicas aos últimos lançamentos. Veja nossa lista de sugestões.
  2. Acervo de Literatura Infantil - Livros escolhidos especialmente para a mediação de leitura para crianças e que irá subsidiar o trabalho voluntário realizado nas instituições parceiras. Veja nossa lista de sugestões.
  3. Acervo  temático  -  Livros indicados na lista de sugestões o intuito de embasar as atividades dos voluntários, tem como tema principal “Educação para Sustentabilidade”, foco do Prêmio Voluntariado 2018.

 

As sugestões não param aí... temos outras dicas

Desde 2006, a Revista Crescer escolhe os melhores livros do ano. Essa escolha é feita por especialistas e amantes da literatura infantil. Veja os escolhidos nos últimos anos:

             Leia as matérias da Revista Literatura e se inspire:

 

 PRONTO! Com a lista de livros na mão, organize uma ida à livraria, a um bom sebo da cidade ou mesmo compras on-line. Será impossível não acrescentar mais algumas obras na sua lista.

BOAS LEITURAS!!!!

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se