Desafio Educação de Qualidade para um Mundo mais Sustentável - Etapa 1

14/05/2018 11:27

Educação de qualidade é um direito previsto até mesmo em nossa Constituição. É por meio dela que aprendemos sobre a história, culturas, valores e até sobre nós mesmos.

Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a educação também ganha destaque no ODS 4, e não nos deixa esquecer que garantir esse direito de todos é fundamental para alcançarmos um futuro mais sustentável.

 

Cada um de nós pode aprender sobre o direito à educação e educação para a sustentabilidade, e toda a galera do voluntariado também.

Neste mês de maio, estaremos na primeira etapa do Ciclo de Formação, a etapa de Mobilização Interna – Eu e a Galera e criamos algumas atividades para ajudá-los a mobilizar as pessoas da sua loja para mudar o mundo por meio do ODS 4! Baixe aqui o material completo.

 

“É necessária uma mudança fundamental na maneira como pensamos o papel da educação no desenvolvimento global, […]. Agora, mais do que nunca, a educação tem a responsabilidade de se alinhar com os desafios e aspirações do século XXI, e promover os tipos certos de valores e habilidades que irão permitir um crescimento sustentável e inclusivo, e uma convivência pacífica”.

Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO  

 

Aumentando o Conhecimento

Escolhemos a educação de qualidade como tema desse novo Ciclo do programa Voluntariado do Instituto C&A porque a educação é a principal ferramenta utilizada para trabalhar a temática da sustentabilidade junto às organizações parceiras.

A educação é fundamental para o desenvolvimento humano e para o funcionamento de uma sociedade. Ela passa por muitas etapas da nossa vida e acontece dentro da escola, mas também na família, no trabalho e no voluntariado.

Como voluntários, participamos do processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que também aprendemos. Para saber mais sobre o que vai orientar nosso trabalho no Ciclo do programa Voluntariado Instituto C&A 2018-2020.

Peça ajuda ao seu assessor ou assessora!

Se você e seu grupo de voluntários estão com dúvidas sobre como realizar as atividades de Mobilização Interna – Eu e a Galera, lembre-se que agora cada região conta um assessor. Entre em contato com o assessor de vocês e bora mobilizar a galera.

Passo a passo individual:

  1. Cada voluntário pode ler (ou assistir ao vídeo) o livro “Como Pegar uma Estrela”, do autor Oliver Jeffers – Editora Salamandra.Caso o livro não esteja no acervo de vocês, vocês poderão conhecer a história aqui
  2. Após ler o livro ou ouvir a contação de histórias, leia essa reflexão:

    Assim como o menino que queria pegar uma estrela, ao longo de nossas vidas, são muitos os objetivos que queremos alcançar. Para cada um desses objetivos, trilhamos estratégias, buscamos parcerias e agimos.

    Ao longo dessa aventura de “pegar nossas estrelas” ou alcançar nossos objetivos aprendemos muito com os erros e acertos. A educação e a aprendizagem acontecem o tempo todo em nossas vidas e não se limitam à sala de aula, não é mesmo?

    A atividade individual do Desafio Educação de Qualidade para um Mundo Sustentável tem por objetivo refletir um pouco sobre “as estrelas” que já conseguimos pegar e aquelas que ainda desejamos. Afinal de contas, nossos sonhos e objetivos são fundamentais para continuarmos vivendo e aprendendo!

  3. Cada voluntário lê as dicas e faz seu próprio molde do braço no papel. Nesse braço de papel cada voluntário irá responder:

    Quais são minhas metas pessoais que quero alcançar para ser mais sustentável e como a educação me ajudará nisso?​​

Passo a passo para compartilhar no Ponto de Partida:

  1. Deixe combinado com todos os participantes uma data para trazer o seu desenho do braço com suas metas prontas para o Ponto de Partida/Alerta.
  2. Na data combinada, reúna os participantes e apresente o cartaz “Alcance as estrelas” feito por vocês. (Siga as dicas e o modelo abaixo)

  3. Convide cada participante para ler suas metas e colar seu “braço com as metas pessoais” no cartaz.

  4. Finalize a atividade dizendo a todos:

 “Nossas qualidades, características e nossas metas nos fazem seres únicos. Mas, quando estamos juntos, esse sonho fica ainda maior e nos mobiliza para transformar a educação e o mundo em um lugar mais sustentável. A educação será nosso desafio do mês, trabalhando o ODS 4: Educação de Qualidade.

Quem topa pensar mais sobre isso e conhecer mais as ações de voluntariado para garantir educação de qualidade para um mundo mais sustentável?”

Passo a passo:

  1. Convide os voluntários e outros associados para o Café com Letras da Educação de Qualidade para um Mundo mais Sustentável! Combine entre os voluntários a função de cada um para que tudo aconteça (quem vai preparar o material, quem vai liderar a atividade, quem vai registrar etc.).
  2. Comece relembrando a todos sobre o tema do Desafio do mês e peça um voluntário para ser “modelo vivo” da atividade!

  3. Convide o “modelo vivo” para deitar sobre a folha de papel. Outro participante deverá passar a caneta no contorno do corpo do modelo vivo para ter o desenho de uma pessoa no papel.

  4. Finalizado o desenho, um voluntário pode convidar todos a responderem às perguntas:

    “Quais as qualidades e características de uma pessoa que teve acesso à educação de qualidade?”

    “Quais as qualidades e características de uma pessoa que teve acesso à educação de qualidade sobre sustentabilidade?”

  5. Todos podem escrever, no corpo desenhado, suas respostas. (Na cabeça podem escrever o que essa pessoa pensa; nas mãos, o que ela faz; na boca, como ela se expressa, como se alimenta; no corpo, como cuida da sua saúde... Explore o desenho para colocar as qualidades e características).

  6. Depois de preencher o cartaz com as respostas, convide cada voluntário a pegar um dos cards sobre educação (previamente impressos) e ler para todo o grupo.​

  7. Dê um pequeno tempo após a leitura para comentários e pergunte ao grupo: “Após essa leitura e debate, vocês querem complementar o cartaz com mais alguma qualidade ou característica?”.  Dê um minutinho para quem quiser completar o cartaz.

  8. Para finalizar, o grupo deverá votar nas 10 qualidades e características que consideram mais importantes em uma pessoa que teve acesso à educação de qualidade e à educação sobre sustentabilidade em uma folha de flipchart.

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se