Desafio de fevereiro: Espalhe gentileza como se fosse confete!

05/02/2018 11:14

A atividade está divida nos momentos:

Durante toda a nossa jornada com os desafios para os voluntários do IC&A, por diversas vezes propomos atividades ao ar livre, de contemplação da natureza e de realização de coisas boas com e para as pessoas. Pois, neste mês, queremos relembrar e identificar todos os momentos em que fomos gentis e que recebemos gentilezas.


Sabe aquela frase “gentileza gera gentileza”? Pois, já pararam para pensar em quantas coisas boas foram feitas neste período de nove meses, com as ações de voluntariado que foram propostas a vocês aqui, no portal, em parceria com o IPÊ? Que tal conversar com os outros voluntários e relembrar algumas delas e o que vocês sentiram?

Já temos estudos científicos que revelam o impacto potencial da natureza na vontade de sermos generosos, confiantes e úteis para os outros. E você? Visitou uma área verde ou uma unidade de conservação? Aproveitou para brincar com a natureza e explorar os seus sentidos ouvindo os pássaros, sentindo o cheiro das flores e frutos, tocando com suas mãos o tronco e as folhas das árvores?

A própria natureza nos dá belos exemplos de como fazer o bem gera um ciclo virtuoso de maravilhas. O “zum zum zum” das abelhas na primavera coletando o néctar e polinizando as flores é só uma entre tantas trocas de gentilezas que podemos observar e também usufruir ao consumir o mel, as frutas e outros produtos naturais.

Ao preparar o “Dia das Crianças”, deu pra sentir como é bom fazer alguém feliz? E quando estamos felizes ficamos mais aptos a celebrar, praticando gentilezas com os nossos convidados e com a natureza, praticando as dicas de sustentabilidade do desafio de dezembro.
Se você conheceu e aderiu ao movimento “Segunda sem carne”, pode ser que tenha experimentado novos sabores em alimentos que são cultivados na sua região. E também pode ter feito diversas gentilezas à natureza que, por sua vez, retribuiu com um excelente adubo orgânico, se você colocou as cascas e restos de alguns produtos na composteira.

É preciso cuidar – e o desafio de janeiro te ajuda a fazer isso - para que a rotina não nos coloque no “modo automático”, alterando e mascarando as nossas percepções. Estamos sempre priorizando as tarefas e horas que temos disponíveis para sermos úteis, logo; tendemos a pensar mais em nós mesmos do que nos outros e a gentileza acaba ficando em segundo plano.

A espécie humana, sempre viveu em grupo e teve que estabelecer regras comuns para conviver com os outros e contar com as reações alheias. Já que viver sozinho é impossível, devemos procurar saber como lidar com outras pessoas em diferentes momentos e situações do dia a dia. Conviver fica mais fácil quando um age pelo outro, ou seja, quando praticamos a empatia e a solidariedade, um ciclo de bondade se cria.

E é tão fácil perceber isso... Quando alguém é gentil e carinhoso conosco, sem pensar, somos da mesma maneira com esta pessoa. Além disso, a gentileza e o carinho nos deixam mais felizes, fazem bem para quem recebe e para quem pratica.
Então, vamos nos envolver nesse lindo movimento?

 

A. Inspire:

Aproveite o Café com Letras ou o Ponto de Partida para assistir ao vídeo inspirador do movimento Life Vest Inside.

 

B. Desafie:

Imprima algumas páginas do cartaz “Manual da Gentileza” e corte cada uma das frases. Você vai precisar de frases em papeizinhos na quantidade de pessoas que vai participar de sua ação. Coloque todos os papéis com frases dobradinhos em um recipiente e peça para cada voluntário retirar um. Esta será sua missão de gentileza para o dia!
 

No final da semana, reúna seu grupo novamente e compartilhe as gentilezas que puderam fazer com essa brincadeira.
Como fevereiro é o mês do carnaval, vocês ainda podem escolher músicas carnavalescas para celebrar as conquistas do ano e as ações feitas na semana!

 

Espalhe a ideia da gentileza colando no mural da sua loja e na sala dos voluntários o cartaz do manual da gentileza.
Escolha uma gentileza do cartaz, pratique a gentileza com alguém e conte pra gente, aqui, no portal dos voluntários.

 

Clique aqui para baixar o material completo do Desafio de Fevereiro e o o Manual da Gentileza para impressão.
 

Comente abaixo o que você achou dessa ideia e como pretende colocá-la em prática.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se