Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática

07/06/2017 12:00

No dia 31 de maio, em São Paulo, cerca de 80 profissionais se reuniram no encontro do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial para falar sobre os “ODS e Voluntariado na Prática: como a sua empresa pode alinhar o Programa de Voluntariado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Os ODS fazem parte de uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 (veja mais no quadro ao final da matéria).

Com uma plateia repleta de especialistas de diversas empresas, nossa conselheira representante dos centros de distribuição, Andréa Novelli, apresentou uma das nossas ações do programa  voluntariado como uma boa prática da área.

Alinhados aos ODS de número cinco – igualdade de gênero – e de número oito – empregos dignos e crescimento econômico –, nós mostramos o trabalho realizado no Centro Social Carisma, localizado em Osasco (SP), em que atuamos em três frentes: com música – com a compra de instrumentos para a Orquestra Sinfonia do Novo Mundo; com educação para sustentabilidade, com a manutenção de uma horta hidropônica por crianças da comunidade; e com a oficina do Bem, curso de capacitação em máquinas de costura para mulheres da comunidade, iniciada em março. Serão 16 mulheres capacitadas a cada semestre, a partir da verba do bazar realizado com peças doadas pela C&A. O montante levantado será suficiente para custear cinco turmas de 16 alunas. Ao todo, serão 80 mulheres capacitadas para ingressar no mercado de trabalho.

“Ampliamos nossa atuação e nosso impacto com essa oficina. Trabalhar com as mulheres aumenta o nosso poder de transformação na comunidade, pois elas têm um alto grau de influência na estrutura familiar. O projeto já nasceu com um parceiro, um fornecedor da C&A que apoiou a ideia e abrirá as portas para receber as alunas para um estágio, com possibilidade de contratação ao final”, comemora Andrea. Gostou? Veja o vídeo da inauguração da Oficina do BEM.

A parceria com o Instituto vai de encontro às necessidades do Centro Social Carisma, traz visibilidade para a organização e, o mais importante, possibilidade de aumentar a renda das famílias atendidas. “Já atuávamos com as crianças e precisávamos ampliar nosso atendimento para as famílias. A partir dos projetos de sustentabilidade e geração de renda, conseguimos fechar um círculo virtuoso”, completou a gestora do Centro Social Carisma, Celina Prado.    

Além do Instituto C&A, a Samsung apresentou no encontro um trabalho realizado com a ONU, no qual desenvolveram uma plataforma de voluntariado on-line. Já a Santos Brasil, empresa de operação de contêineres e logística, falou sobre as suas práticas de sustentabilidade alinhadas aos ODS.

“O evento é uma grande oportunidade para trocar experiências. Se as empresas competem no negócio, como é o caso de algumas que atuam no mesmo setor, no voluntariado elas somam esforços para construir um conhecimento coletivo, em prol de um bem comum”, finaliza a coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, Silvia Naccache.

ODS

Veja quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se