Quero ser voluntário

28/03/2014 11:16

O que é ser voluntário Instituto C&A?

Um voluntário Instituto C&A é aquele que doa seu tempo, seu conhecimento e/ou habilidades em uma ação social que visa beneficiar as comunidades onde a C&A atua. O exercício da ação voluntária é, portanto, concebido como um direito à participação social de todos os associados da empresa C&A, sendo o Instituto C&A um espaço de aprendizagem e de incentivo à participação cidadã, proporcionando a ampliação da percepção da realidade social do voluntário em relação a seu entorno.

O que faz um voluntário do Instituto C&A?

Os voluntários doprograma Voluntariado podem organizar diversas atividades para ajudar a promover a educação de qualidade para crianças e adolescentes. As ações são articuladas pelas unidades (lojas), que recebem o apoio dos comitês regionais. Cada unidade trabalha em conjunto com uma instituição parceira, escolhida pelos próprios voluntários. 

Quem pode ser voluntário?

Todos os associados da C&A podem ser voluntários do programa Voluntariado. São reconhecidos como voluntários Instituto C&A os associados que se engajam em alguma atividade do programa e que participam de ao menos uma ação externa no ano – sendo que, no caso de associados de lojas e centros de distribuição, esta deve ser presencial; já para associados do Escritório Central, é possível que esta ação se dê presencial ou virtualmente (em formato on-line, a distância).

Quem é o Voluntário Formador?

Cada unidade tem ao menos um voluntário que assume o papel de voluntário formador.Sua função central é ser o ponto focal do programa na unidade: além de receber formação mais intensa do programa (por exemplo, participando dos encontros presenciais semestrais), deve multiplicar o conhecimento e informações recebidas para as equipes de voluntários da sua unidade.

Cada voluntário formador pode ocupar este papel por no máximo 3 anos; depois deste período, é importante que haja um rodízio no grupo, de modo que outro voluntário atuante se torne formador. Mas para isso é fundamental que o formador se preocupe em preparar um voluntário interessado para substitui-lo quando necessário e que também possa ser o próximo voluntário formador.

Fiquei animado! Como faço para participar?

  1. Procure o Voluntário Formador da sua unidade. Caso a unidade não tenha voluntários, seja o primeiro a começar o movimento!
  2. Cadastre-se aqui no Portal dos Voluntários do Instituto C&A. Além de ficar por dentro do que sua unidade está planejando, você também pode trocar ideias e se inspirar com as iniciativas de outras regiões. :-)