Não é possível realizar mais alterações nesta página pois 'Ações na Comunidade 2018' foi marcada como Realizada.
Icon b7629575 5af2 4b19 b156 72762b1a7bbb

CDT / CDP - Oficina de upcycling com as mães da comunidade - Centro Social Carisma

Barueri
17/04/18 até 17/04/18
Status
Realizada
Criado em
28/06/2018

No dia 17 de abril aconteceu nossa 1° oficina de Upcycling de 2018 com as voluntárias Carol, Mari e Cintia.

Mas o que é Upcycling? Para que serve? E por que devemos levar esse processo a comunidade? Qual impacto este trabalho causa na comunidade? E em relação a moda e cadeia têxtil o quanto podemos contribuir com a reutilização?

Então vamos contextualizar um pouco e responder estas questões:

O que é Upcycling?

Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de transformação subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou indesejados em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou com maior valor ambiental.

Certo, agora para o que serve?

Em tempos de consumo consciente, o Upcycling vem para evidenciar que toda matéria prima pode ser transformada, aumentando assim sua vida útil e consequentemente descartando menos produtos na atmosfera.

Ahh muito legal, né?! Mas por que é importante ensinar isso aos outros e por que este trabalho gera impacto na comunidade?

Sabemos que nossa realidade financeira já não é uma das mais fáceis e em tempos de crise este agravante só aumenta, a renda de uma família costuma ser baixa e sabemos que criar filhos com o básico de cuidados é uma tarefa bastante difícil. Considerando que além da alimentação, escola e higiene pessoal uma mãe e /ou um pai de família precisa vestir a si e a seus filhos, o que não é uma tarefa muito acessível para todos considerando moda versus preço.
O Upcycling vem para, neste caso transformar roupas e calçados em uma nova peça com muito mais informação de moda e com cara nova. Seja com aplicação de botões, tecidos, retalhos ou ate mesmo com cortes onde transforma uma camiseta em um cropped ou uma calça em bermuda e usando a criatividade se permite criar peças inimagináveis. Desta forma agregamos valor a uma peça que possivelmente iria para o lixo e ganhamos mais tempo ate a necessidade de troca.

Caraca, viu quanta coisa o Upcycling é capaz de fazer? Mas ainda fica uma questão, em termos têxteis o quando a reutilização pode ajudar em nosso planeta?

Pois bem, sabemos que a cadeia têxtil é uma das mais poluentes, pois seus processos necessitam utilização de muitos recursos naturais, principalmente o uso de muitíssima agua.
Se tiver interesse em conhecer melhor a cadeia têxtil deixei um arquivo aqui nesta ação para entender melhor, basta ir nos documentos.
Então se nós prolongarmos a vida útil de uma peça e conseguirmos conscientizar o máximo de pessoas, em massa neste termo podemos fazer com que as marcas busquem alternativas menos poluentes e que utilizem materiais orgânicos e que menos necessitem de recursos naturais não retornáveis.

Uau, viu como pequenas ações podem transformar nosso planeta em um lugar muito mais agradável para se viver?

Pensando nisso eu Renata (prazer) idealizei a oficina de customização que evoluiu e virou oficina de Upcycling, isso em 2017 e este ano expandiu.

Mas ai você me pergunta, como consegue juntar peças para que esta oficina seja possível?

No CD existe um setor chamado CQ (controle de qualidade) onde uma amostra de cada pedido é enviado para testes, como fibra, resistência etc. Para que estes testes aconteçam é necessário recordar o tecido, fazendo assim um grande buraco na peça o que a retorna impossibilitada de ir para loja, logo ela precisa ser descartada.
Para que não haja este descarte, todas as peças são doadas a instituição e nós voluntários ajudamos dando treinamento as mães / pais de como customizar aquela peça e transforma-la em uma peça de moda novamente. No final todos saem de lá com o conhecimento e também com as peças que customizou, podendo levar para seus filhos e parentes em geral.

Incrivel, não é mesmo?! Temos muito orgulho deste trabalho que tem nos retornado grandes feedbacks da comunidade que nos passaram que em alguns casos estão ajudando ate na geração de renda.
Ahh muito orgulho!
Gostaram da ideia?

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se