71d78645 8899 4f46 af9b 4c309df745f7

Ações na Comunidade 2018

Descrição

O principal objetivo do programa Voluntariado e dos voluntários do Instituto C&A é realizar ações voluntárias na comunidade que sejam transformadoras.
Os voluntários devem realizar as atividades na instituição parceira conforme o que foi planejado.
Lembrando que o tema é Educação para Sustentabilidade e o público-alvo são crianças de 0 a 12 anos atendidos por essas instituições.

Quais ações podem ser realizadas?
São diversas! Trimestralmente os voluntários receberão via Portal sugestões de conteúdos e atividades, sempre no tema norteador da Educação para a sustentabilidade
O assessor que atende sua regional também estará sempre à disposição para apoiar as equipes no desenvolvimento dos planejamentos anuais e trimestrais.

Alguns exemplos:
Educação para a sustentabilidade – A temática da sustentabilidade está cada vez mais presente em nossa sociedade e uma forma de colocá-la em prática é ajudando nas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. A C&A e o Instituto C&A também estão empenhados nessa agenda e planejaram uma nova metodologia de Educação para a Sustentabilidade para o Programa Voluntariado que vai ajudar você a ser um mobilizar pela sustentabilidade. Confira aqui as novidades.
Bazar: realização de bazares comunitários com o objetivo de captar recursos para viabilização de outras ações: Veja como organizar um bazar AQUI
Organizar os ambientes da instituição. Para que a ação com as crianças seja fantástica e gere muito impacto, é preciso planejar, conversar com as pessoas da organização parceira e organizar os ambientes. Assista ao vídeo Assim se organiza o ambiente
Contação de histórias para as crianças. O estímulo a leitura está no DNA do voluntariado do Instituto C&A! As ações de leitura e contação de histórias são importantes porque trazem o lúdico e ao mesmo tempo auxiliam no letramento das crianças e no entendimento das temáticas. Assista Assim se faz literatura e se inspire!
Reforma de espaços físicos dedicados ao processo pedagógico das crianças. Ex.: brinquedotecas, salas de leitura, música, educação artística, parquinhos, jardins, entre outros.
Arte, teatro e brincadeiras: Falar de sustentabilidade pode ser divertido e ajudar a desenvolver nossas habilidades artísticas. As artes e brincadeiras trazem para a ação voluntária a dimensão da cultura e da inovação para as práticas socioambientais. Assista aos vídeos e se inspire:
Assim se brinca e Assim se faz Artes
Conheça e use as atividades do Almanaque Paralápracá
Explorar o mundo: realização de atividades que visam explorar o território onde os voluntários e as crianças atuam. Ele é importante porque visitando a comunidade e seu entorno podemos entender melhor os desafios locais de sustentabilidade e como resolvê-los com os recursos que temos.Assista o vídeo Assim se Explora o mundo

Como garantir que a ação seja um sucesso?
Para apoiar os voluntários nesta instituição, existe uma ferramenta chamada Check List do antes, durante e depois ação, que é uma lista com todos os itens que os voluntários deverão se lembrar para que a atividade voluntária seja um sucesso.
O voluntário formador deverá colocar o nome dos responsáveis por cada atividade e riscar na lista o que foi feito e o que ainda falta fazer para o dia da ação. Podendo também colocar os nomes dos responsáveis de cada atividade. Durante a ação um responsável anotará as informações importantes contidas no check list referente ao resultado da atividade voluntária.
Clique aqui e conheça o Check List.

Existe frequência mínima para a realização das ações na instituição parceira?
O mínimo esperado é que as equipes realizem 4 visitas ao ano, ou seja, 1 por trimestre. O desejável é que aconteçam 10 visitas ao ano, ou seja, 1 por mês, respeitando o calendário comercial.
Nos casos em que grupos de unidades C&A estabeleçam parcerias com a mesma instituição, é possível um revezamento entre as unidades, o que pode aumentar o número de visitas.

Existe frequência mínima para a participação de cada voluntário?
Sim, cada voluntário deve realizar no mínimo uma ação na instituição parceira. O desejável é que realize de 2 a 3 ações no ano.
É importante que todos os associados interessados em realizar ações na instituições parceiras tenham essa oportunidade. Portanto, é essencial que haja rotatividade.

É preciso registrar, refletir e comemorar!
É muito importante tanto para a evolução do trabalho das equipes e dos voluntários, como para o cumprimento do Ciclo do Voluntariado, fazer uma avaliação das ações voluntárias. Confira o passo a passo abaixo:
1. Registrar dados e fotografar o momento para futura reflexão do grupo.
2. Cadastrar esse registro no Portal.
3. Reconhecer os envolvidos pela atividade realizada.
4. Refletir e comemorar em conjunto

Saiba mais no “Guia do programa Voluntariado”.

Ainda tem dúvidas? Fale com o assessor de seu comitê regional:
Érica Bombarda – CE1 e CE2
Fernanda Sakamoto – SU1, SP1, SP3 e SP4
Flávio Seixas – RJ3, SP2 e CDs
Chris Bechara – NE3 e NR1
Mariana Pinheiro – RJ1 e RJ2
Mariana Brunini – NE1 e NE2

Líderes
Prêmio Voluntariado Instituto C&A
Status
Aberta
Criado em
07/02/18