1b9a847e b8cc 48ff 9368 4cfeed969c9c

Mobilização Interna 2018

Descrição

O Ciclo do programa Voluntariado começa com a fase Mobilização Interna: Eu e a galera, mas o que é isso?
Nada mais é do que reunir a galera! Sabe aqueles momentos de pausa, para relaxar, contar as novidades, falar sobre algo diferente? Então, que tal usar isso para espalhar o bem. Como? Realizando pequenas ações durante todo o ano para que os associados conheçam e participem do programa Voluntariado.
A ideia é criar momentos para compartilhar e trocar informações!

O que posso fazer para a mobilizar voluntários e reunir a galera na minha unidade?

Temos uma lista de ações que podem ser realizadas, confira:

Semana do Instituto C&A
A Semana do Instituto C&A é um evento que acontece todos os anos no início das atividades do voluntariado. O objetivo é dar visibilidade às ações do Instituto C&A e dos voluntários. Todo ano o Instituto C&A disponibiliza um material para apoiar os voluntários. Clique AQUI e confira os materiais e as orientações para 2018.

Café com Letras
O Café com Letras é uma oportunidade de integração dos associados de uma ou de várias lojas. É um espaço garantido para que promovam a troca de informações sobre leitura, brinquedos e brincadeiras, educação para sustentabilidade, ações do programa Voluntariado e sobre o trabalho na instituição parceira. Pode ser feito todos os meses, valide com a gerência da loja e faça um café diferenciado para falar do Voluntariado.
Veja algumas dicas para que o CAFÉ COM LETRAS de sua unidade seja um sucesso.

Estação de Leitura
A Estação de Leitura é uma pequena biblioteca instalada dentro de cada unidade da C&A, com acervo disponível para consulta e empréstimo. Seu objetivo é incentivar os associados voluntários ou não voluntários a se formarem como leitores. O acervo é atualizado anualmente (entre junho e agosto) e os recursos para a compra dos títulos são assegurados pelo Instituto C&A.
Organizar um cantinho para acolher o acervo, propiciar a leitura e também que o grupo tenha um espaço para falar das ações sociais da loja.
Na renovação do acervo você pode sugerir livros relevantes, que trouxeram algum significado especial para você.
Dicas para renovar a Estação de Leitura
Saiba mais sobre esse espaço! Conheça nosso Clube de Leitura!

Sextou!
Esta é uma nova iniciativa que surgiu em algumas lojas e o Instituto C&A abraçou como uma ação de mobilização interna. Chegou a sexta-feira e o convite é para que os associados vistam a camiseta do Instituto C&A e falem sobre as ações desenvolvidas.Usar a camiseta é um gancho para puxar o assunto com os associados sobre as ações do Instituto C&A e do Voluntariado. Dica: utilize o ponto de partida/alerta para atualizar os associados de como andam as ações da loja e quais os planos para os próximos passos.

Integração
O momento de integração na C&A para novos associados inclui atividades para aproximação do associado ao programa Voluntariado, como por exemplo, o convite para uma visita à instituição parceira da unidade, a ser realizada junto com o
voluntário formador. Novos associados são potenciais novos voluntários, aproveitem esse momento de integração para incluí-los no time!

Cadastro de novos voluntários no Portal
O cadastro dos voluntários no Portal é fundamental para participação no programa Voluntariado e ações especiais na unidade podem ser feitas para facilitar esse cadastro. Um exemplo é fazer o “dia do cadastro”, deixando um computador disponível para isso e com o apoio do voluntário formador, passar as dicas e orientações necessárias

Aniversário do Instituto C&A
Nos anos 50, bem antes da C&A se instalar no Brasil, seus acionistas já promoviam ações sociais por aqui. Após 1976, ano da inauguração da sua primeira loja no país, essa prática prosseguiu sobre a forma de doações frequentes, porém, isoladas. Até que em 1991 foi criado o Instituto C&A, com a função de ser o gestor das ações sociais da C&A, qualificando essas ações de modo que pudessem realmente ajudar a melhorar a vida das pessoas. O Instituto C&A disponibiliza uma verba para a compra de um bolo especial. Comemore o sucesso das ações realizadas pelo Instituto C&A durante todos estes anos!

Dia do Voluntário
O dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, para agradecer e homenagear os voluntários por seus esforços em nome do bem comum. Outro propósito da comemoração é mobilizar a sociedade para a participação social. Quem são os voluntários da sua unidade? Não deixe a data passar em branco e faça uma homenagem! Use a criatividade.
Aproveite também para sensibilizar e engajar novos voluntários!

Repasse da Formação
Este ano todas as regionais receberão dois momentos de formação realizados pelos assessores em uma praça de cada regional em maio e agosto. Cabe ao voluntário formador buscar formas criativas e dinâmicas para fazer o repasse destas formações. O objetivo é contar para os voluntários da unidade as novidades do programa Voluntariado e passar tudo que ele aprendeu no encontro formativo.

Pronto, agora é usar a criatividade para reunir sua galera e mobilizar cada vez mais associados nas ações voluntárias.
Se sua unidade realizou qualquer uma das ações de mobilização interna descritas acima, conte para gente! É só clicar em “Criar nova ação ligada ao programa” (no menu à esquerda) e divulgar a iniciativa. Estamos curiosos para saber como foi e o que vocês estão fazendo!
Ainda tem dúvidas? Fale com o assessor de seu comitê regional:
Érica Bombarda – CE1 e CE2
Fernanda Sakamoto – SU1, SP1, SP3 e SP4
Flávio Seixas – RJ3, SP2 e CDs
Chris Bechara – NE3 e NR1
Mariana Pinheiro – RJ1 e RJ2
Mariana Brunini – NE1 e NE2

Antes de criar uma ação nesta página, veja a diferença entre MOBILIZAÇÃO INTERNA: Eu e a galera e AÇÕES NA COMUNIDADE: Bora Fazer

Líderes
Prêmio Voluntariado Instituto C&A
Status
Aberta
Criado em
07/02/18