Novos desafios de sustentabilidade para agir na comunidade

Novos desafios de sustentabilidade para agir na comunidade


Para o ano de 2019, criamos um Cardápio de Desafios com seis ideias para ajudar a sua equipe ou loja, a escolher o tipo de ação de Educação para a Sustentabilidade vocês irão fazer junto às instituições parceiras.

Em maio, quando muitas das equipes já estavam finalizando o repasse, postamos três desafios de sustentabilidade para ajudar a definir o planejamento anual.

E agora trouxemos novidades! Mais três desafios para a sustentabilidade com o passo a passo de tudo o que sua equipe de voluntários precisa fazer para gerar impacto positivo na instituição parceira que apoiam e também em sua cidade.

Confira abaixo o resumo de cada desafio, escolha o seu e Bora Fazer!!!! 


Desafio 4: Mares Limpos


Repensar o uso de plásticos descartáveis + mutirão de limpeza de praias/rios/praças.


Nesse desafio, queremos mobilizar voluntários, crianças, adolescente e outros membros da instituição parceira e da comunidade para um grande mutirão de limpeza de praias, rios e praças. 

A ideia é combater a poluição nos mares e repensar o consumo de materiais plásticos descartáveis, para isso oferecemos uma cartilha de como organizar seu mutirão e um lindo cartaz para convidar a galera para a ação. 





Desafio 5: Normal é Ser Diferente


Histórias em quadrinhos + música para celebrar a diversidade e o que nos torna únicos


Já pensou em utilizar histórias em quadrinhos e música para ajudar crianças e adolescentes a reconhecerem as diferenças e celebrar a diversidade?

Nesse desafio queremos convidar crianças e adolescentes a perceberem como nossas diferenças nos fazem únicos e para isso pensamos em uma atividade para experimentar o mundo de olhos vendados. O que será que descobrimos quando não podemos utilizar nossa visão?

Ficou curioso? Baixe o material completo e prepare-se para essa ação. 






Desafio 6: Desafio Conhecendo os Sentimentos


Brincar com a roleta dos sentimentos + aprender a relação entre sentimentos e comportamentos para melhorar as relações


Nesse desafio, queremos ajudar crianças e adolescentes a entenderem melhor a relação entre sentimentos e comportamentos brincando com a Roleta dos Sentimentos, um jogo feito para animar e educar a turma toda.

Conheça também o dicionário dos sentimentos e crie uma roda de conversas para aprofundar o conhecimento sobre como os sentimentos influenciam nosso comportamento e nossas relações.



E aí, tá empolgado para colocar tudo isso em prática! Não esqueça de baixar os materiais completos.



Dica: Agora você tem 6 desafios para definir quais vocês irão desenvolver com a instituição parceira. Lembre-se que ao escolher três desafios para realizar durante o ano, sua equipe além de apoiar o desenvolvimento sustentável de sua região, ainda ganha bônus para o Prêmio Voluntariado 2019.


As ações voluntárias nas diferentes localidades são fundamentais para contribuirmos com uma agenda muito maior e global: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ajudar nessa agenda é nossa forma de agir para termos um mundo mais sustentável para todos.