Três desafios de sustentabilidade para as ações nas comunidades

Para o ano de 2019, criamos um Cardápio de Desafios com seis ideias para ajudar a sua equipe ou loja, a escolher o tipo de ação de Educação para a Sustentabilidade vocês irão fazer junto às instituições parceiras.

Apresentamos no Encontro de Voluntários 2019, como pensamos cada desafio para que as ações nas comunidades pudessem ajudar a enfrentar diferentes tipos de problemas socioambientais. Você pode baixar a apresentação com o cardápio aqui.

Agora que muitas equipe e lojas já realizaram o repasse, chega a hora de planejar as ações do ano e decidir quais desses desafios queremos colocar em prática.

Para isso, já preparamos três deles com um passo a passo de como é possível levar essas temáticas de um jeito divertido para crianças e adolescentes. Leia mais sobre os desafios e baixe os materiais clicando nos títulos.

Desafio 1: Crianças pelo Clima


Brincar de detetive + mutirão de plantio de árvores frutíferas

Nesse desafio, queremos brincar de detetives com as crianças e adolescentes para que descubram mais sobre as mudanças climáticas e como isso afeta a realidade de sua comunidade.

Como gostamos de muita ação, além de entender sobre esse tema, a grande ideia é realizar com a instituição parceira uma campanha de mobilização pelo clima convidando toda a comunidade para um mutirão de plantio de árvores frutíferas.

Já pensou, o bairro mais verde, com mais sombra e frutas para passarinhos e pessoas comerem?

Preparamos até um cartaz para ajudar na mobilização para o mutirão! 



Desafio 2: Pessoas Ativas para um Mundo mais Sustentável


Circuito de atividades físicas e lúdicas

A ideia aqui é criar um jeito divertido para as crianças e adolescentes se exercitarem e ainda desenvolverem novas habilidades.

Para isso, os voluntários irão organizar um circuito com a instituição parceira para que todos possam experimentar o espaço e seu corpo por meio de sensações ao movimentar-se e equilibrar-se.

Pesquisamos muito vídeos e materiais para ajudar vocês na criação de um circuito muito criativo. O difícil vai ser alguém ficar parado!

Além das dicas você vai encontrar uma folha prontinha para criar o desenho do circuito de vocês.



Desafio 3: Moda mais Sustentável


Oficina de upcycling e customização

O Upcycling é uma das maneiras mais inovadoras e sustentáveis de transformar peças com pequenos defeitos ou que você quer transformar em outros itens.

E como moda e sustentabilidade tem tudo a ver com esse grupo de voluntários, que tal preparar oficinas de upcycling na instituição parceira?

Prepare as tesouras, linhas, agulhas, tachinhas, pedrinhas e o que mais sua criatividade mandar!

Nesse desafio levantamos dicas de como prolongar a vida útil de roupas e acessórios e ainda arrecadar mais recursos para o Bazar da instituição.

 Veja também um vídeo de como transformar uma calça jeans em uma nova peça.


E aí, curtiu os desafios? Fica ligado que em julho teremos mais três desafios cheios de ideias para sua mobilização.


Dica: Lembre-se que ao escolher três desafios para realizar durante o ano, sua equipe além de apoiar o desenvolvimento sustentável de sua região, ainda ganha bônus para o Prêmio Voluntariado 2019.


As ações voluntárias nas diferentes localidades são fundamentais para contribuirmos com uma agenda muito maior e global: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ajudar nessa agenda é nossa forma de agir para termos um mundo mais sustentável para todos.