A importancia da sustentabilidade para o mundo!!!

11/08/2012 21:30
Arquivo não editável
Autor: Renata
Página relacionada a: CDT


Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.


Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.

• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.


O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

ecologicamente correto
economicamente viável
socialmente justo
culturalmente diverso

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

Comentários

Você precisa estar logado para interagir!
Login ou Cadastre-se

Últimas notícias

9194afe3 612b 4b43 97f2 ce17b0597533

Confira o vídeo da Gincana Comunitária 2013

No último Encontro Nacional de Voluntários aconteceu a premiação da Gincana Comunitária 2013. Assista ao vídeo e saiba tudo sobre esta incrível mobilização!

ler mais...

E12b3aa1 7cd3 46fc bd58 a44ee646d5c1

É hora de realizar o Repasse da Formação de Voluntários!

A Formação de Voluntários capacita os voluntários sobre as novidades que o programa Voluntariado traz para o ano, preparando-os para realizar suas ações. O Voluntário Formador tem a missão de promover um encontro com seus colegas para repassar o aprendizado até o dia 15 de maio.

ler mais...

5f082d4c dcc6 4dc4 a47d 227b82207ed6

Veja como foram as oficinas da Formação de Voluntários 2014

Na Formação de Voluntários 2014 os voluntários formadores participaram de cinco oficinas que tinham o objetivo de reforçar a Trilha do Voluntariado. Confira!

ler mais...

C32dd647 78c7 441e b023 e95c421285df

Encontro celebra o Brasil que brinca

“Um Brasil que brinca” foi o tema do Encontro de Voluntários 2014, realizado no dia 18 de março. Confira o que aconteceu por lá.

ler mais...