Profeta Gentileza - Gentileza Gera Gentileza - a história do profeta

16/07/2012 17:43
Arquivo não editável
Autor: Carlos
Página relacionada a: Diário Social | Revista Digital

O Profeta Gentileza ou José Agradecido" foi figura marcante no Rio de Janeiro e em algumas cidades do Brasil por onde passou.


Leia que vale a pena
Um pequeno resumo da vida de Gentileza.
O nome de “Profeta Gentileza” foi ganho porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigado”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”.
Ele era um empresário de transportes quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes”mandando largar o capitalismo e todo apego material.
O futuro profeta então pega um dos seus caminhões e parte rumo a Niterói e durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores.


Durante anos Gentileza passa a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. Avenida do cemitério até a Rodoviária fica com seus dizeres marcantes pintados em preto, verde, amarelo num fundo branco. As mensagens são pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas mais humildes que chagam de ônibus da baixada e de Niterói.
Muitos estranham a forma singular de sua escrita e não entendem até hoje, mas ele escrevia muitas palavras de forma diferente. Amor com um R era amor material Amorrr com três R era um R do Pai, um R do filho e um R do Espírito Santo.


Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro.
Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir todo o trabalho de Gentileza com tinta cinza.
Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza.
Pessoas então de destaque se levantam contra a violência das autoridades de apagar o trabalho e a “Arte de Gentileza”.
- O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada.
- Sua vida vira filme,livro e tese em faculdades.
- Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza.
- A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta.
- Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.
Fonte:http://www.flickr.com/photos/claudiolara/721588238/

Passe essa idéia…

Comentários

Você precisa estar logado para interagir!
Login ou Cadastre-se

Últimas notícias

9194afe3 612b 4b43 97f2 ce17b0597533

Confira o vídeo da Gincana Comunitária 2013

No último Encontro Nacional de Voluntários aconteceu a premiação da Gincana Comunitária 2013. Assista ao vídeo e saiba tudo sobre esta incrível mobilização!

ler mais...

E12b3aa1 7cd3 46fc bd58 a44ee646d5c1

É hora de realizar o Repasse da Formação de Voluntários!

A Formação de Voluntários capacita os voluntários sobre as novidades que o programa Voluntariado traz para o ano, preparando-os para realizar suas ações. O Voluntário Formador tem a missão de promover um encontro com seus colegas para repassar o aprendizado até o dia 15 de maio.

ler mais...

5f082d4c dcc6 4dc4 a47d 227b82207ed6

Veja como foram as oficinas da Formação de Voluntários 2014

Na Formação de Voluntários 2014 os voluntários formadores participaram de cinco oficinas que tinham o objetivo de reforçar a Trilha do Voluntariado. Confira!

ler mais...

C32dd647 78c7 441e b023 e95c421285df

Encontro celebra o Brasil que brinca

“Um Brasil que brinca” foi o tema do Encontro de Voluntários 2014, realizado no dia 18 de março. Confira o que aconteceu por lá.

ler mais...